IN­TEL APRE­SEN­TA OS i9, OS NO­VOS PROCESSADORES DE NO­NA GE­RA­ÇÃO

NO FALL DESKTOP LAUNCH EVENT, QUE A IN­TEL RE­A­LI­ZOU EM NO­VA IOR­QUE, A EM­PRE­SA APRE­SEN­TOU A NO­VA GE­RA­ÇÃO DE PROCESSADORES CO­RE.

Revista PCGuia Play - - NOTÍCIAS -

Uma das es­tre­las da con­fe­rên­cia foi o que a In­tel ape­li­da de «o me­lhor pro­ces­sa­dor pa­ra jo­gos do mun­do»: o Co­re i9-9900K, com oi­to nú­cle­os e de­zas­seis th­re­ads a fun­ci­o­nar a uma ve­lo­ci­da­de ba­se de 3,6 GHz, que po­de che­gar aos 5 em mo­do tur­bo.

Além des­te pro­ces­sa­dor, a In­tel tam­bém apre­sen­tou os Co­re i5 e Co­re i7 de no­na ge­ra­ção. O Co­re i7-9700K tem oi­to nú­cle­os, oi­to th­re­ads, a uma ve­lo­ci­da­de ba­se de 3,6 GHz, que po­de che­gar aos 4,9. O Co­re i5-9600K tem seis nú­cle­os mais seis th­re­ads com uma ve­lo­ci­da­de ba­se de 3,7 GHz, que po­de su­bir até aos 4,6. Ape­sar de a In­tel os apre­sen­tar co­mo fa­zen­do par­te de uma no­va ge­ra­ção, es­tes processadores ain­da re­cor­rem ao mé­to­do de fa­bri­co de 14 nm. Es­te mé­to­do já é uti­li­za­do des­de o Bro­adwell de quin­ta ge­ra­ção de 2014. No en­tan­to, o pro­ces­so uti­li­za­do pa­ra o fa­bri­co des­tes chips é uma evo­lu­ção do pro­ces­so de 14 nm ori­gi­nal, de­no­mi­na­do 14 nm++, que foi apre­sen­ta­do com os processadores Cof­fee La­ke de oi­ta­va ge­ra­ção. A em­pre­sa es­pe­ra al­te­rar o mé­to­do de fa­bri­co dos no­vos chips pa­ra os 10 nm du­ran­te o ano que vem.

MAIS SE­GU­ROS

A In­tel ga­ran­tiu que es­tes processadores são os pri­mei­ros a in­cluir soluções por hard­ware pa­ra as vul­ne­ra­bi­li­da­des Melt­down Va­ri­ant 3 e L1 Ter­mi­nal Fault. O res­to dos pro­ble­mas de segurança de­tec­ta­dos nos chips du­ran­te es­te ano se­rão re­me­di­a­dos atra­vés de soft­ware. As en­tre­gas dos no­vos chips co­me­çam a 19 de Ou­tu­bro. Os pre­ços são uma boa sur­pre­sa (pe­lo me­nos pa­ra os con­su­mi­do­res ame­ri­ca­nos), com o Co­re i9-9900K a cus­tar 488 dó­la­res (cer­ca de 425 eu­ros), o i7-9700K vai cus­tar 373 dó­la­res (325 eu­ros) e o i5-9600K 262 dó­la­res (228 eu­ros). Ain­da não exis­te in­di­ca­ção da che­ga­da a Por­tu­gal des­tes no­vos processadores. Pa­ra os uti­li­za­do­res que que­rem (e po­dem pa­gar) processadores mais ca­ros, a In­tel apre­sen­tou no­vos mo­de­los Co­re X-Se­ri­es. Da renovação des­ta fa­mí­lia, apre­sen­ta­da em 2017, fa­zem par­te o no­vo Co­re i7 X-Se­ri­es, o Co­re i9-XSe­ri­es e o Co­re i9 Ex­tre­me. Es­tes processadores tam­bém são fa­bri­ca­dos atra­vés de um pro­ces­so de 14 nm. No to­po da pi­râ­mi­de es­tá o Co­re i9 Ex­tre­me que ofe­re­ce 18 nú­cle­os e 36 th­re­ads que tem uma ve­lo­ci­da­de má­xi­ma em mo­do Tur­bo Bo­ost de 4,5 GHz e cus­ta 1979 dó­la­res (1720 eu­ros). Além do to­po de ga­ma, a In­tel apre­sen­tou tam­bém seis ou­tros no­vos mo­de­los Co­re-X, que têm da­ta pre­vis­ta de lan­ça­men­to pa­ra No­vem­bro. Fo­ram mos­tra­dos cin­co mo­de­los Co­re i9 X-Se­ri­es que vão do Co­re i9-9960X 16 nú­cle­os e 32 ‘th­re­ads’ até ao mo­de­lo Co­re i7-9800X que tem oi­to nú­cle­os e de­zas­seis th­re­ads que cus­ta­rá 589 dó­la­res (513 eu­ros).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.