O di­a­man­te azul vai a lei­lão

Sábado - - ASEMANA -

Cha­mam-lhe Far­ne­se Blue, Far­ne­sio Azul ou, mais ex­pli­ci­ta­men­te, Di­a­man­te Azul de Far­ne­sio. Há 300 anos que pas­sa de mão em mão por fa­mí­li­as re­ais eu­ro­pei­as e a ca­sa de lei­lões Sotheby’s anun­ci­ou que vai ser lei­lo­a­do, pe­la pri­mei­ra vez, no pró­xi­mo dia 16 de Maio, em Ge­ne­bra – o que tam­bém quer di­zer que se­rá vis­to em pú­bli­co pe­la pri­mei­ra vez em 100 anos. A pe­dra tem uma cor que os­ci­la en­tre o azul e o cin­zen­to-es­cu­ro, 6,1 qui­la­tes, e foi ex­traí­da nas mi­nas de di­a­man­tes de Gol­con­da, na Ín­dia.

Foi en­tre­gue no ano

1715 a uma fi­lha do du­que de Par­ma, Isa­bel de Far­ne­sio, quan­do ela se ca­sou com Fe­li­pe V de Es­pa­nha. Atra­ves­sou se­te ge­ra­ções em vá­ri­as mo­nar­qui­as eu­ro­pei­as – além de Es­pa­nha, an­dou por Fran­ça, Itá­lia e Áus­tria, mas sem­pre de uma for­ma mais do que dis­cre­ta. Tal co­mo con­ta a Sotheby’s, “es­te­ve todo es­te tem­po es­con­di­da. Com a ex­cep­ção de fa­mi­li­a­res mui­to próximos, nin­guém sa­bia da sua exis­tên­cia”.

A jóia che­gou à Áus­tria ida de Itá­lia quan­do o du­que Ro­ber­to e a du­que­sa de Par­ma es­ca­pa­ram em 1859 ao Ri­sor­gi­men­to, a uni­fi­ca­ção ita­li­a­na. Le­va­ram com eles mui­tos bens e, evi­den­te­men­te, jói­as de fa­mí­lia. A der­ra­dei­ra pro­pri­e­tá­ria co­nhe­ci­da te­rá si­do a ar­qui­du­que­sa Ma­ria An­na da Áus­tria (1882-1904), que ca­sou com um fi­lho do du­que de Par­ma, o prín­ci­pe Elie. A ar­qui­du­que­sa dei­xou es­cri­to que o di­a­man­te azul foi mon­ta­do nu­ma ti­a­ra cu­ja his­tó­ria não era me­nos no­tá­vel, já que es­ta­va as­so­ci­a­da a Ma­ria An­to­ni­e­ta. Ma­ria An­na te­rá usa­do a ti­a­ra nos fa­mo­sos bai­les da cor­te dos Habs­bur­gos, mas es­se mundo che­gou ao fim em 1918, quan­do o Im­pé­rio Aus­tría­co se des­mo­ro­nou.

O Di­a­man­te Azul vol­ta­rá des­te mo­do a ver a luz 100 anos de­pois. As ex­pec­ta­ti­vas da ca­sa de lei­lões pa­ra es­ta ven­da os­ci­lam en­tre os 3,5 e os 5 mi­lhões de eu­ros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.