Im­pri­mir ca­sas de ci­men­to em me­nos de 24 ho­ras

Uma im­pres­so­ra de 3D que pro­me­te fa­zer T2 em me­nos de 24 ho­ras es­tá a che­gar a países me­nos de­sen­vol­vi­dos. Cus­ta pou­co mais de 5 mil eu­ros e em 2019 vai cons­truir 100 apar­ta­men­tos.

Sábado - - SUMÁRIO - Por Di­na Ar­sé­nio

Tem uma área de 35 m2 com quar­to, sa­la, ca­sa de ba­nho e al­pen­dre. Foi cons­truí­da du­ran­te uma tem­pes­ta­de, com ven­to for­te, em ape­nas 48 ho­ras num bair­ro em Aus­tin, no Te­xas. Co­mo? Atra­vés da im­pres­so­ra Vul­can, que im­pri­me em 3D uti­li­zan­do ci­men­to em vez de plás­ti­co, co­lo­can­do ca­ma­da so­bre ca­ma­da. O con­cei­to não é no­vo – as im­pres­so­ras 3D fo­ram in­ven­ta­das nos anos 80 –, mas pe­la pri­mei­ra vez cons­truí­ram ca­sas de ci­men­to com um ob­jec­ti­vo: aju­dar os mais de 1,2 mil mi­lhões de pes­so­as sem ha­bi­ta­ção ade­qua­da nos países em de­sen­vol­vi­men­to, se­gun­do in­di­ca um re­la­tó­rio de 2017, do World Re­sour­ces Ins­ti­tu­te.

A ICON, uma em­pre­sa de cons­tru­ção tec­no­ló­gi­ca, e a New Story, uma as­so­ci­a­ção sem fins lu­cra­ti­vos que, des­de 2015, tem vindo a an­ga­ri­ar fun­dos pa­ra cons­truir ca­sas em El Sal­va­dor, Hai­ti e Bo­lí­via, de­ci­di­ram unir-se nu­ma par­ce­ria pa­ra cri­ar a so­lu­ção no pas­sa­do mês de Março. “A ca­sa im­pres­sa em 3D é uma mu­dan­ça de pa­ra­dig­ma que tem van­ta­gens in­crí­veis em ve­lo­ci­da­de, aces­si­bi­li­da­de, re­si­li­ên­cia, sus­ten­ta­bi­li­da­de, re­du­ção de re­sí­du­os”, dis­se Ja­son Bal­lard, co-fun­da­dor da ICON, à rá­dio Voz da América.

De­pois de a pri­mei­ra ca­sa im­pres­sa nos Es­ta­dos Uni­dos, a 12 de Março, du­ran­te o Fes­ti­val South by Southwest ser tes­ta­da co­mo um es­cri­tó­rio, a im­pres­so­ra – que é por­tá­til – vai se­guir pa­ra El Sal­va­dor, na América Cen­tral. No país on­de são fre­quen­tes ter­ra­mo­tos, inun­da­ções e erup­ções vul­câ­ni­cas, vão ser cons­truí­das ca­sas já nos próximos me­ses. A tarefa não é fá­cil: qu­e­rem im­pri­mir ca­sas com áre­as de 56m2 a 74m2, em me­nos de 24 ho­ras e que se­jam

“EM VEZ DE DEMORAR UM ANO PA­RA CONS­TRUIR UMA CO­MU­NI­DA­DE, AGO­RA SÃO APE­NAS UNS ME­SES”

re­sis­ten­tes a con­di­ções cli­má­ti­cas ex­tre­mas e res­tri­ções im­pre­vi­sí­veis (pou­ca água e fa­lhas de ener­gia). “Em vez de demorar cer­ca de um ano pa­ra cons­truir uma co­mu­ni­da­de, nós po­de­mos fa­zê-lo ape­nas em al­guns me­ses”, ex­pli­cou Brett Ha­gler, CEO da New Story. Em 2019, es­pe­ram cons­truir uma al­deia com 100 ca­sas im­pres­sas no lo­cal.

Qu­an­to cus­ta uma ca­sa?

Tu­do is­to ape­nas é pos­sí­vel de­vi­do à an­ga­ri­a­ção de fun­dos re­a­li­za­da pe­la as­so­ci­a­ção. “Uma ca­sa cus­ta cer­ca de 5.292 eu­ros e acre­di­ta­mos que va­mos con­se­guir bai­xar pa­ra 3.255 eu­ros”, ex­pli­cam.

Quem fi­car com as ca­sas em El Sal­va­dor – on­de o sa­lá­rio mé­dio ron­da os 293 eu­ros – te­rá de pa­gar 24 eu­ros por mês, sem ju­ros, du­ran­te 10 anos. O di­nhei­ro irá pa­ra um fun­do co­mu­ni­tá­rio de mo­do que se pos­sam cons­truir mais ca­sas e re­es­tru­tu­rar as exis­ten­tes, ca­so ha­ja pro­ble­mas. Se o pro­jec­to for bem-su­ce­di­do, o pró­xi­mo pas­so se­rá ex­pan­dir pa­ra ou­tros países em vi­as de de­sen­vol­vi­men­to.

Tu­do é cons­truí­do pe­la im­pres­so­ra, me­nos a ins­ta­la­ção eléc­tri­ca e as ja­ne­las

De­pois da ex­pe­ri­ên­cia no Te­xas, a New Story vai pa­ra El Sal­va­dor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.