Vi­nhos

Man­da a tra­di­ção que se pro­ve o pri­mei­ro néc­tar fer­men­ta­do do ano a 11 de No­vem­bro, pou­co mais de um mês de­pois do fim da vin­di­ma – com cas­ta­nhas. Descubra on­de.

Sábado - - SUMÁRIO -

O São Mar­ti­nho é a oca­sião pa­ra be­ber vi­nho de ta­lha

É NO ALEN­TE­JO, on­de se vi­ve in­ten­sa­men­te a re­a­bi­li­ta­ção dos vi­nhos de ta­lha, can­di­da­tos a Pa­tri­mó­nio Ima­te­ri­al da Hu­ma­ni­da­de pe­la UNES­CO, que a tra­di­ção fa­la mais al­to – e, cons­ci­en­tes de que “a união faz a for­ça”, os prin­ci­pais pro­du­to­res jun­tam-se pa­ra uma fes­ta úni­ca, na Herdade do Ro­cim. As­sim, no do­min­go, 11 de No­vem­bro, da­ta que fes­te­ja o São Mar­ti­nho, por tra­di­ção o dia em que se abrem as ta­lhas, a herdade si­tu­a­da en­tre Cu­ba e Vi­di­guei­ra (on­de es­ta téc­ni­ca tra­zi­da pe­los ro­ma­nos, há mais de dois mil Por Ri­ta Ber­trand anos, é par­ti­cu­lar­men­te aca­ri­nha­da), con­vi­da enó­fi­los e cu­ri­o­sos a des­fru­tar, gra­tui­ta­men­te, en­tre as 14h e as 19h, de pro­vas de vi­nhos de ta­lha, acom­pa­nha­das de can­te e pe­tis­cos tí­pi­cos. É uma opor­tu­ni­da­de pa­ra co­nhe­cer es­ta pro­pri­e­da­de de 100 hec­ta­res e apre­ci­ar a ar­qui­tec­tu­ra ar­ro­ja­da mas fun­ci­o­nal dos seus edi­fí­ci­os – com pa­re­des de tai­pa, ide­ais pa­ra man­ter a tem­pe­ra­tu­ra bai­xa, de­ter­mi­nan­te na con­ser­va­ção do vi­nho, e es­pe­lho de água com cas­ca­ta em azu­le­jo ver­me­lho – da au­to­ria de Car­los Vitorino, vá­ri­as ve­zes pre­mi­a­da. É nes­te con­tex­to que, nes­te dia es­pe­ci­al, ex­pon­do di­ver­sas in­ter­pre­ta­ções dos vi­nhos de ta­lha, se reú­nem pro­du­to­res e enó­lo­gos co­mo Su­sa­na Es­te­ban, Már­cio Lo­pes, o Es­po­rão, a Ade­ga Jo­sé de Sou­sa, as quin­tas de San­ti­a­go, Ser­ra­di­nha, Mon­tal­vo e Pi­gar­ça ou, do es­tran­gei­ro, Zo­rah Wi­nes (Ar­mé­nia), Ren­dé Mas­déu (Es­pa­nha), Se­bas­ti­en Da­vid e Stépha­ne Yer­le (Fran­ça) e Roc­co di Car­pe­ne­to (Itá­lia). Os fes­te­jos não fi­cam por aqui. Co­mo re­fe­riu o pre­si­den­te da Câ­ma­ra de Cu­ba, João Ma­nu­el Casaca Por­tu­guês, num en­con­tro re­cen­te na Ta­ber­na do Ar­ru­fa, “o São Mar­ti­nho é uma épo­ca em que se con­vi­ve e ce­le­bra a cul­tu­ra do vi­nho nas ru­as”. Em ple­no Lar­go Co­lón, há ma­gus­to gra­tui­to e a fre­gue­sia de Vi­la Al­va ofe­re­ce, du­ran­te to­do o fim-de-se­ma­na, can­te alen­te­ja­no, ex­po­si­ções, ani­ma­ções e uma ro­ta de pro­vas de vi­nho. As lo­jas da Er­vi­dei­ra (em Évora e Re­guen­gos de Mon­sa­raz) ofe­re­cem, de 9 a 18 de No­vem­bro, pro­vas di­rec­tas, do de­pó­si­to ou de bar­ri­ca, de no­vas re­fer~en­ci­as da marca, co­mo o vi­nho de agri­cul­tu­ra bi­o­ló­gi­ca Bio Na­tu­re ou o Vi­nha D’Er­vi­dei­ra Li­co­ro­so. Sain­do do Alen­te­jo, é na Go­le­gã, na Fei­ra Na­ci­o­nal do Ca­va­lo, a ter­mi­nar no do­min­go, 11, que a fes­ta do vi­nho no­vo e das cas­ta­nhas é mais ex­pres­si­va, mas o Mer­ca­do Mu­ni­ci­pal de Torres Vedras tam­bém apro­vei­ta o São Mar­ti­nho pa­ra, en­tre 9 e 11 de no­vem­bro, das 16h às 22h, fes­te­jar a tra­di­ção (por €5), en­tre stands de 48 pro­du­to­res da re­gião de Lis­boa, show­co­o­kings e pro­vas co­men­ta­das.

A fes­ta é ri­ja no Alen­te­jo, com a aber­tu­ra das ta­lhas, mas tam­bém há São Mar­ti­nho na Go­le­gã e em Torres Vedras

Na Herdade do Ro­cim, abrem-se as ta­lhas no dia de São Mar­ti­nho, 11 de No­vem­bro; o pú­bli­co é bem-vin­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.