TV Guia

Clara fica com Lobo

O tiro que o polícia dá a Afonso vai acabar com a sua relação. Clara deixa de o amar e aproxima-se do pai de Guilherme. Entretanto, Laura reaparece e Francisca faz de tudo para que esta desapareça novamente. Conheça todas as emoções do último episódio da

- TEXTO HUGO ALVES

Está prestes a terminar a primeira temporada de Amor Maior. A novela avança para a segunda fase numa altura em que a tragédia quase destrói a família de Clara (Sara Matos). A vingança de Afonso (João Maneira) contra Francisca (Inês Castel-Branco) não podia correr pior. E será isto que vai causar a separação entre Clara e Manel (José Fidalgo), agora que tudo parecia encaminhad­o para que o casal voltasse a ficar junto no desfecho da trama. É também o resultado deste confronto que irá despoletar a união da irmã de Daniela (Beatriz Frazão) com Lobo (José Mata).

Mas passemos à história que os leitores da TV Guia vão poder acompanhar já nas próximas semanas, nos ecrãs da SIC. O ataque de Afonso a Francisca aconteceu com o intuito dele vingar a morte da mãe, Laura (Ana Padrão), que descobre ter sido causado pela tia. Mas nem tudo corre da melhor forma...

Afonso e Lobo, mascarados, surpreende­m Francisca na casa onde esta se refugiou com o filho. Lobo ameaça-a, mas Afonso pede para ser ele a disparar e a matar a vilã. Contudo, e inesperada­mente, Clara e Manel aparecem e o polícia, antes que Afonso reaja, dispara contra o rapaz, que cai no chão, já sem vida.

Manel tira-lhe a máscara e fica em choque ao ver o irmão de Clara ali. Já Lobo, ainda encapuzado, desaparece… Clara pede a Francisca que a ajude a salvar o irmão, e a vilã acede, ainda assustada. Manel, contudo, pega no rapaz e leva-o para o hospital, onde este é de imediato encaminhad­o para o bloco operatório. Já Francisca regressa a Lisboa, e conta a Teresa (Lia Gama) que houve um acidente na quinta e que Afonso foi baleado. Teresa e Daniela ficam muito agitadas. A irmã mais nova de Clara perde as “estribeira­s” e explode, acusando Fran-

cisca de ter faltado ao que prometeu, de não fazer mal a nenhum dos seus irmãos. Teresa estranha o comportame­nto da jovem, mas tenta defender a filha.

SEPARAÇÃO DECLARADA

Entretanto, Manel presta depoimento na esquadra, não revelando que Clara estava presente e Afonso armado, alegando que pensava que era Telmo (João Baptista), pois este tinha ameaçado a vida da psicóloga. No hospital, horas depois, o polícia desculpa-se, perante Clara, por ter atingido Afonso. Esta insinua que ele o fez para defender a mãe do seu filho, deixando-o muito triste. Eleapelaàa­madaparaqu­ecolaboren­ahis-

tória que inventou e garante que não vai permitir que Francisca faça queixa contra Afonso. Lobo aparece e Clara agarra-se a ele, a chorar, deixando Manel furioso. A médica, entretanto, aparece. E não traz boas notícias. Afonso está em coma e pode não acordar. Rosário (Mafalda Vilhena) alerta Clara que, mesmo se o irmão acordar, este pode não ser a mesma pessoa, pois ele esteve muito tempo sem oxigénio no cérebro, e que o coma em que “mergulhou” é muito profundo. M anel sente-se culpado e tenta pedir desculpa a Clara, ma sela está furiosa. Diz-lheque jamais poderão ficar juntos, depois de tudo o que aconteceu, pois ela nunca lhe perdoará, mesmo sabendo que ele fez aquilo sem saber que era o irmão que estava a atacar Francisca.

A vilã, por seu lado, está também em “maus lençóis”. A mãe fica a saber que foi ela que matou Laura e que foi por isso que Afonso foi ter com ela para a matar. A discussão entre as duas sobe de tom e Teresa sofre um AVC, que a coloca no hospital.

A MÃE DECLARA ESTÁ VIVA!

Lobo, entretanto, tenta perceber até que ponto o seu papel foi tornado público no ataque, mas rapidament­e compreende que ninguém sabe de nada, especialme­nte porque Afonso ainda não acordou do coma. Com Clara cada vez mais afastada de Manel, o vigarista decide avançar e tentar conquistar a irmã de Daniela e Marta (Catarina Rebelo). A jovem, inicialmen­te, rejeita os seus avanços mas, para irritar Manel, deixa que este, no hospital, lhe pegue na mão, em frente a todos.

Lobo promete ajudá-la a procurar os destroços do avião que matou a mãe. Clara agradece-lhe e começa, dei mediato, a planear voltara São Tomé, par atentar perceber, de facto, o que aconteceu. Vicente( Rogério Samora) aparece, revelando a todos o que aconteceu a Teresa, e a sobrinha resolve, de uma vez por todas, tirar Daniel ada casa de Francisca – que já drogou a mãe e a deixou num asilo (ver págs. 84/85), do qual Vicente quer tirá-la.

Mas há um dado no voem toda esta história, eéassimqu eco meça a segunda temporada de Amor Maior: Francisca descobre que Laura está viva. E a vil ã vai fazer de tudo para que a “irmã” se mantenha desapareci­da, agora que o seu envolvimen­to no acidente foi tornado público entre a família, embora não provado.

Em pânico, a vilã parte para São Tomé e Príncipe, e lá paga a uns homens para a fazerem desaparece­r em definitivo.

Afonso, por seu lado, acorda. Está confuso, transtorna­do e muito agressivo. M anel tenta explicar a Clara que o irmão vai ter de depor, pois estava presente durante o ataque a Francisca, deixando a jovem perturbada. Decide então não contar ao rapaz que vai a São Tomé tentar descobrir a mãe.

Manel tenta, novamente, falar com Clara. A jovem diz ao amado que a relação deles chegou ao fim. Ele tenta que ela perceba o seu lado: “Desculpa, não podia imaginar que fosse o Afonso, e fiz aquilo para que

fui treinado quando vejo alguém a ameaçar a vida de outra pessoa. É o meu dever!” Mas Clara já não quer saber de nada: “Não quero ouvir. Agora só consigo pensar no Afonso…”

Pilar (Maria João Luís) ouve parte da conversa e intervém, tentando salvar a honra do polícia: “A tia não podia adivinhar. Eu é que falhei a promessa que fiz à minha mãe de nos mantermos unidos e proteger os meus irmãos. E agora posso perdê-lo.” Manel vai-se embora, desiludido. Lida ac-

tualmente com Gonçalo (João Reis), que reapareceu na pior altura e que trouxe uma instabilid­adeàvidado­polícia...aoapresent­ar-se como seu verdadeiro pai.

SURPRESATO­TAL

Clara fica a saber, entretanto, por Pilar e por Daniela, que Francisca partiu para São Tomé e Príncipe sem dizer nada a ninguém, e que o bebé ficou com Manel, que agora detém a guarda completa do menino. Clara tem a certeza que a tia foi esconder alguma prova que encontrou sobre a morte da mãe. Mas quando chega a São Tomé, a surpresa é outra: descobre que Laura está viva, mas foi raptada. Lobo promete ajudá-la e, de imediato, começa a tentar, junto de alguns habitantes locais, perceber onde está a mãe de Clara.

Manel chega poucos dias depois – o bebé ficou com a mãe. Encontra Lobo e Clara como se fossem um casal. Desfeito, mas decidido a ajudar a ex-amada, o polícia promete ajudar os dois, apesar da relutância do vigarista, que aproveita, numa das noites em que estão pelas ruas, para mais uma vez tentar seduzir a irmã de Daniela. E no momento em que Manel espreita o que ambos estão a fazer, Lobo beija Clara. Ela tenta resistir, mas cede, em parte por se sentir desamparad­a.

PROMESSA DE VINGANÇA

Manel aproveita um dos momentos para confrontar Lobo. O polícia avisa-o que se ele alguma vez fizer algum mal a Clara estará lá para lhe destruir a vida. Clara ouve e pede a Manel para partir. Nada mais têm a ver um com o outro, e quando regressar a Portugal só quer voltar a vê-lo no tribunal a ajudar Afonso a livrar-se das acusações de Francisca.

 ?? | FOTOS SP TELEVISÃO ?? SIC
Clara pensa que o irmão, Afonso,
vai morrer.
| FOTOS SP TELEVISÃO SIC Clara pensa que o irmão, Afonso, vai morrer.
 ??  ?? Rosário salva Afonso, mas o rapaz acaba por ficar em coma. O coma de Afonso é profundo e transforma por completo o jovem.
Rosário salva Afonso, mas o rapaz acaba por ficar em coma. O coma de Afonso é profundo e transforma por completo o jovem.
 ??  ?? Laura, afinal, está viva, e foi raptada a mando de Francisca.
Laura, afinal, está viva, e foi raptada a mando de Francisca.
 ??  ??
 ??  ?? Apaixonado por Clara, Lobo resolve ajudá-la em São Tomé
e Principe.
Apaixonado por Clara, Lobo resolve ajudá-la em São Tomé e Principe.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal