No­ve­la sem qual­quer fa­lha

Ins­pi­ra­das em acam­pa­men­tos nó­ma­das de mui­tos ci­ga­nos exis­ten­tes em Por­tu­gal, a pro­du­ção da Plu­ral ela­bo­rou o es­pa­ço per­fei­to para a no­va tra­ma da TVI, que es­treia a 25 de Se­tem­bro

TV Guia - - Novelas - TEX­TO HU­GO AL­VES I FO­TOS PLU­RAL

Aes­trei­a­de A Her­dei­ra co­me­ça­com um ce­ná­rio mui­to es­pe­ci­al: um acam­pa­men­to ci­ga­no. Um es­pa­ço cri­a­do de ori­gem para es­ta te­le­no­ve­la on­de va­mos po­der ver bri­lhar Jo­a­quim Hor­ta, So­fia Ribeiro, Isa­be­la Va­la­dei­ro e cla­ro, a pro­ta­go­nis­ta Kelly Bai­ley. Um trabalho que es­te­ve nas mãos da de­co­ra­do­ra Ca­ta­ri­na Ama­ro, que ex­pli­cou à TV Guia o que se pre­ten­deu com es­ta cri­a­ção .“O a cam­pa men­toé­com­post opor ca­ra­va­nas er ou lo­tes. A ideia é su­ge­ri rum es­pa­ço ha­bi­ta­do por uma co­mu­ni­da­de que tem na sua es­sên­cia um la­do nó­ma­da, com a li­ber­da­de de se des­lo­ca­rem de um la­do para ou­tro, daí o ti­po de ha­bi­ta­ção es­co­lhi­do. E que por ou­tro la­do tem uma for­te li­ga­ção com a na­tu­re­za daí a es­co­lha de um

acam­pa­men­to em vez do la­do mais ur­ba­no”, começa ex­pli­car à TV GUIA. “O es­pa­ço per­mi­te ter­mos ce­nas com fo­guei­ras, al­go tão tí­pi­co dos ci­ga­nos, ou com ca­va­los, ou­tro dos ele­men­tos tra­di­ci­o­nais des­tes es­pa­ços”, con­ta a ce­nó­gra­fa.

Na de­co­ra­ção do es­pa­ço, lo­ca­li­za do­nos es­tú­di­os­da Plu­ral emBu ce­las, tam­bém na­da foi dei­xa­do ao aca­so co­mo nos ex­pli­ca .“Pro­cu­rei ele­men­tos co­mum pas­sa­do par apo­de­rem aju­da­ra con­tar uma his­tó­ria des­ta co­mu­ni­da­de. Es­te acam­pa­men­to tem uma fa­mí­lia, uma his­tó­ria, co­mum pas­sa­do, es­tá na­que­las ter­ras faz al­gum tem­po, daí a uti­li­za­ção de ob­jec­tos mais an­ti­gos”.

A car­ru­a­gem que mais trabalho deu aca­bou por­ser “a da So­raia (So­fia Ribeiro) por ser a que se gra­va tam­bém no in­te­ri­or.” Daí­tan­tos de­ta­lhes nos ob­jec­tos uti­li­za­dos.

Nos ex­te­ri­o­res na­da foi dei­xa­do ao

aca­so. A cor é obri­ga­tó­ria

nes­te ce­ná­ri­os. A rou­lo­te de So­fia Ribeiro, que dá vi­da

a So­raia é a mais de­ta­lha­da. Os ob­jec­tos mis­tu­ram os anos 70, 80 eu­mar an­ti­go.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.