FI­LHO nas mãos de ou­tros? Não

Aos 42 anos, a ac­triz abre o co­ra­ção pa­ra fa­lar da ma­ter­ni­da­de, que só vi­veu... na no­ve­la A Her­dei­ra. Sol­tei­ra, dei­xa re­ca­dos ao pró­xi­mo na­mo­ra­do

TV Guia - - Estrelas - TEX­TO HU­GO AL­VES I FO­TOS LILIANA PE­REI­RA E PAU­LO MI­GUEL MAR­TINS

Na no­ve­la A Her­dei­ra, on­de dá vi­da a Lo­la, So­fia Ba­es­sa abra­çou a ma­ter­ni­da­de. Um pa­pel que amou e pa­ra o qual não es­ta­va ain­da pre­pa­ra­da psi­co­lo­gi­ca­men­te. “Nun­ca ti­nha pen­sa­do em ser mãe na vi­da re­al, mas gos­tei de o ser na fic­ção. Cri­ei la­ços bo­ni­tos com o Isa­ac Car­va­lho. Hou­ve mi­mi­nho, ca­ri­nho .... Ado­rei. Acho que fui boa mãe”, diz a ac­triz, ex­pli­can­do por que nun­ca en­gra­vi­dou: “Aci­ma de tu­do, por­que nun­ca hou­ve von­ta­de. Vi­a­jei sem­pre mui­to e nun­ca quis ter fi­lhos pa­ra os ou­tros cri­a­rem. Acha­va que não era jus­to. E ago­ra, aos 42, se ca­lhar, não é a al­tu­ra cer­ta.”

Po­rém, So­fia Ba­es­sa não se quer ar­re­pen­der de qual­quer de­ci­são pre­ci­pi­ta­da. “Es­pe­ro con­se­guir re­sol­ver is­to na mi­nha ca­be­ça, en­tre­tan­to, mas, nes­te mo­men­to, não é al­go que pro­cu­re...” Is­to ape­sar das in­sis­tên­ci­as fa­mi­li­a­res; “Do meu pai, não. Es­tá sem­pre a di­zer que es­tou bem as­sim. Mas a mi­nha mãe, cla­ro que que­ria. Afi­nal, co­mo afri­ca­na que sou, não é nor­mal não ter ain­da fi­lhos. É só por aí...” A ac­triz não pen­sa tam­bém em ser mãe por­que, ac­tu­al­men­te, não tem na­mo­ra­do. O pe­que­no ro­man­ce com Gany Fer­rei­ra pas­sou a ami­za­de e ago­ra es­tá sol­tei­rís­si­ma. “O Gany é só meu ami­go... pa­ra a vi­da. Qu­an­do ele pre­ci­sar, es­tou lá e vi­ce­ver­sa... O amor es­tá tran­qui­lo e de­pen­den­te do sol”, re­ve­la, com uma gar­ga­lha­da bem so­no­ra, acres­cen­tan­do de se­gui­da o que apre­cia num ho­mem: “Que­ro que gos­te de mim. Tem de va­ler mes­mo a pe­na. Não que­ro uma coi­sa qual­quer...”

TEATROEPRAIA

Com o fim de A Her­dei­ra, So­fia Ba­es­sa co­me­ça já a pen­sar no fu­tu­ro. “Te­nho um pro­jec­to de te­a­tro pa­ra fo­ra de Por­tu­gal, mas ain­da es­ta­mos a ten­tar mon­tar o ‘bi­cho’. Até lá, vou es­tar uns di­as de fé­ri­as”, con­fes­sa. Mas a ac­triz an­go­la­na não vai pa­ra lon­ge. “O mais cer­to é ir pa­ra a Cos­ta de Ca­pa­ri­ca. Po­nham-me uma ten­da lá e sou a Gra­ce Kelly. Que­ro é que ve­nha bom tem­po.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.