CI­NE­MA.

VOGUE (Portugal) - - Portada - Por Rui Pe­dro Tendinha, em Toronto.

Bry­ce Dal­las Howard e Ruth Neg­ga são du­as es­tre­las em as­cen­são em Hollywo­od. Por Rui Tendinha.

ANas­ci­da na re­a­le­za de Hollywo­od (é fi­lha de Ron Howard, o re­a­li­za­dor de Uma Men­te Bri­lhan­te e

Splash!), é das atri­zes com ob­je­ti­vos de car­rei­ra mais bem con­cre­ti­za­dos. Por ou­tras pa­la­vras, uma es­tre­la de Hollywo­od que sa­be o que quer. Re­ve­lou-se ao mun­do com M. Night Shya­ma­lan, em

Vi­la, a es­treia lo­go num pa­pel prin­ci­pal num fil­me de ter­ror de um dos gé­ni­os do ci­ne­ma ame­ri­ca­no, se­gui­da de pro­ta­go­nis­mo em Man­der­lay (a se­que­la de Dog­vil­le – a atriz era pa­ra ser Ni­co­le Kid­man), de Lars von Tri­er. Mais tar­de, quis pa­rar com cal­ma pa­ra ser mãe. Ago­ra, re­gres­sou e rein­ven­tou-se. Es­co­lheu Mun­do Ju­rás­si­co pa­ra mos­trar a sua no­va vi­da aos 30 anos e, ci­rur­gi­ca­men­te, es­co­lheu es­tar en­vol­vi­da em Black Mir­ror, uma das sé­ri­es de te­le­vi­são mais acla­ma­da dos úl­ti­mos tem­pos.

Quan­do nos re­ce­be num res­tau­ran­te da al­ta de Toronto, es­tá com uma ener­gia vi­sí­vel. Diz-se or­gu­lho­sa de Ou­ro de Stephen Gaghan, uma his­tó­ria ver­da­dei­ra so­bre um ame­ri­ca­no que se aven­tu­rou na sel­va da In­do­né­sia em bus­ca de ou­ro. Um con­to de so­nho ame­ri­ca­no em que Bry­ce in­ter­pre­ta a so­nha­do­ra mu­lher des­te con­quis­ta­dor in­ter­pre­ta­do por Matthew Mc­co­naughey. Um mergulho nos anos 80 que im­pli­ca pen­te­a­do kits­ch e uma imer­são es­ti­lís­ti­ca. So­bre o fil­me co­me­ça por nos di­zer ma­ra­vi­lhas so­bre o seu co­le­ga mas­cu­li­no: “O Matthew é in­crí­vel nes­te fil­me, vai es­pan­tar meio mun­do.” E abor­da a ques­tão do fas­cí­nio do ou­ro so­bre to­dos nós: “Claro que fas­ci­na, mas tal­vez eu não se­ja tão ob­ce­ca­da por joi­as e ou­ro qu­an­to is­so. Mui­tas ve­zes, até têm de me lem­brar pa­ra usar a mi­nha ali­an­ça... Usar ob­je­tos de ou­ro tem a ver com uma per­for­man­ce que es­ta­mos a ten­tar fa­zer na vi­da re­al, não? Es­ta­mos a ten­tar mos­trar aos ou­tros uma ideia de nós pró­pri­os que mui­tas ve­zes não cor­res­pon­de à re­a­li­da­de...”

A par do fil­me diz-se uma atriz am­bi­ci­o­sa: “Mas trata-se de uma am­bi­ção que ape­nas se apli­ca ao pro­ces­so, ao mo­men­to: nes­sa al­tu­ra que­ro dar o meu me­lhor! Pa­ra o fil­me do Von Tri­er fiz coi­sas ma­lu­cas! Mas não sou tão am­bi­ci­o­sa no que to­ca a re­sul­ta­dos – nun­ca am­bi­ci­o­nei ter uma car­rei­ra co­mo aque­la pes­soa, ou fan­ta­si­ei ga­nhar um Ós­car. Des­de cri­an­ça que per­ce­bo que tu­do é tão ale­a­tó­rio... Uma atriz nun­ca po­de con­tro­lar es­sas coi­sas!”

Nu­ma pau­sa pa­ra pe­dir à pu­bli­cis­ta o seu cap­puc­ci­no es­pe­ci­al de cor­ri­da, olha­mos me­lhor pa­ra Bry­ce e per­ce­be­mos que es­con­de pou­ca coi­sa. Con­ta-nos que te­ve de dei­xar de ser ve­gan por ra­zões de saú­de, que nun­ca to­cou em ál­co­ol e que ado­ra mes­mo o que faz. Não é por aca­so que, em Hollywo­od, é vis­ta co­mo um va­lor se­gu­ro, ca­paz de acei­tar en­trar em fil­mes infantis, co­mo A Len­da do Dra­gão da Dis­ney, ape­nas pe­lo pres­tí­gio. “Amo ser atriz tam­bém pa­ra po­der fa­zer uma au­tor­re­fle­xão. Ao ten­tar sa­ber quem são as pes­so­as que re­pre­sen­to, es­tou tam­bém a tra­zer ele­men­tos meus. Quan­do pes­qui­sei so­bre a Lacy de Black Mir­ror fui a fun­do no meu de­se­jo in­sa­ciá­vel de ser acei­te. Mais tar­de, per­ce­bi que to­dos nós te­mos o mes­mo de­se­jo. To­dos qu­e­re­mos ser acei­tes. O ci­ne­ma e a in­ter­pre­ta­ção per­mi­te-me es­tar sem­pre a pen­sar no com­por­ta­men­to hu­ma­no e em re­la­ções hu­ma­nas de uma for­ma so­ci­o­ló­gi­ca.

Em ex­clu­si­vo pa­ra Por­tu­gal, Bry­ce Dal­las Howard fa­lou com a Vo­gue a pro­pó­si­to de Ou­ro, no­vo fil­me em es­treia por es­tes di­as. A atriz que já en­can­tou Lars von Tri­er es­tá ca­da vez mais... atriz. "Amo ser atriz tam­bém pa­ra po­der fa­zer uma au­tor­re­fle­xão. Ao ten­tar sa­ber quem são as pes­so­as que re­pre­sen­to, es­tou tam­bém a tra­zer ele­men­tos meus."

Matthew Mc­co­naughey, in­ter­pre­ta a per­so­na­gem Kenny Wells.

Bry­ce Dal­las Howard

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.