Rap além dos cli­chés

VOGUE (Portugal) - - Música -

An­tí­te­se de tu­do o que rap cos­tu­ma ser, Ma­li­bu de An­der­son. Pa­ak é um dis­co de pu­ra con­fra­ter­ni­za­ção, ali­cer­ça­do nas ba­ti­das do bo­om bap

(de bap­tis­ta) dos anos 90, no funk he­do­nis­ta de Ja­mi­ro­quai e nos co­ros gos­pel de to­dos os tem­pos. Is­to à mis­tu­ra com his­tó­ri­as au­to­bi­o­grá­fi­cas, li­ções de vi­da e a eter­na boa on­da sur­fis­ta da Ca­li­fór­nia. Um gran­de dis­co de rap de­sa­li­nha­do pres­tes a es­tre­ar ao vi­vo en­tre nós, a 4 de abril, na Meo Are­na, on­de An­der­son .Pa­ak vem as­se­gu­rar a pri­mei­ra par­te da noi­te de Bruno Mars.

Já em Big Baby de D.R.A.M. re­gres­sam os cli­chés rap, in­cluin­do um sor­ti­do de ra­bos gran­des a aba­nar e as nu­vens de fu­mo “gan­ja” do cos­tu­me, mas mis­tu­ra­dos com bró­co­los e nu­ma on­da cla­ra­men­te jo­co­sa. É tu­do uma gran­de far­sa no ál­bum de es­treia do rap­per da Vir­gí­nia, uma far­sa mais lú­di­ca que ve­ne­no­sa, on­de o prin­ci­pal pro­pó­si­to pa­re­ce ser sur­re­a­li­zar e fes­te­jar o ab­sur­do co­mo se não hou­ves­se ama­nhã, sem­pre com ba­ti­das in­to­xi­can­tes e gan­chos me­ló­di­cos, mui­to na li­nha do R&B dos anos 80.

Pa­ra ser rap e so­ar mais es­tra­nho ain­da só mes­mo se for Myk­ki Blan­co, ali­as do no­va-ior­qui­no Mi­cha­el Qu­at­tle­baum, que ar­ra­sou na Ja­me­son Ur­ban Rou­tes, em ou­tu­bro pas­sa­do. Myk­ki, o ál­bum de es­treia, é uma gro­tes­ca de­for­ma­ção do ima­gi­ná­rio se­xis­ta do rap con­ven­ci­o­nal, com­bi­na­do com tec­no pe­sa­do, gó­ti­co e in­dus­tri­al. Se­rá tão inau­dí­vel co­mo Ma­rilyn Man­son ou Pe­a­ches, mas Myk­ki Blan­co soa tão ou mais adi­ti­vo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.