PE­DRO Cam­pos Cos­ta

VOGUE (Portugal) - - Arquitetura/design -

Uma abor­da­gem sen­sí­vel à Ar­qui­te­tu­ra, um ca­ri­nho pe­la “re(ino­va­ção) da tra­di­ção” que se traduz nu­ma aten­ção par­ti­cu­lar à sus­ten­ta­bi­li­da­de – tan­to ma­te­ri­al co­mo so­ci­al e cul­tu­ral – de ca­da pro­je­to, cu­nha o por­te­fó­lio da Cam­pos Cos­ta Ar­qui­te­tos, fun­da­da em 2007. É pos­sí­vel que lhe re­co­nhe­ça os tra­ços na Ex­ten­são do Oce­a­ná­rio de Lis­boa ou no Cen­tro de Em­pre­sas de Cas­tro Ver­de, mas tal­vez a mais in­te­li­gen­te, sub­til e com­ple­xa­men­te ge­o­mé­tri­ca obra des­te ate­liê se­ja a re­no­va­ção do ho­tel Oza­di Ta­vi­ra. A DER­RA­DEI­RA INSPIRAÇÃO. A imen­si­dão do va­zio do pa­pel bran­co. A TEN­DÊN­CIA EMER­GEN­TE QUE SE VAI RE­VE­LAR BA­SI­LAR. Less is less. “O” OB­JE­TO. Ca­fe­tei­ra de ca­fé moí­do na ho­ra. RE­FE­RÊN­CI­AS AR­TÍS­TI­CAS.

Bill Vi­o­la, Mat­ta Clark, Ki­es­ler… e mui­tos ou­tros.

A DI­VI­SÃO QUE VAI GA­NHAR PRO­TA­GO­NIS­MO. Co­zi­nha… mas pa­ra ou­tras ge­ra­ções o quar­to, o quar­to tu­rís­ti­co, o quar­to em ca­sa par­ti­lha­da, o quar­to na ca­sa dos pais, o quar­to na re­si­dên­cia sé­ni­or, o quar­to que po­de ser um ni­cho e que po­de es­tar na sa­la. Pois… gran­de con­fu­são!

A TEN­DÊN­CIA IM­POR­TA­DA DE OU­TRA DÉ­CA­DA. Ver e ser vis­to. AR­QUI­TE­TOS E/OU DE­SIG­NERS A TER DE­BAI­XO DE OLHO. Pau­lo Mo­rei­ra, Ma­ri­a­na Pes­ta­na, Fa­la Ate­li­er, são tan­tos e bons. MA­TE­RI­AIS E TEX­TU­RAS EM FO­CO. Tra­ba­lho mui­to com car­tão e cor­ti­ça, mas gos­to de ma­te­ri­ais, de to­dos. Tex­tu­ra­dos, li­sos ou trans­pa­ren­tes. É o es­pa­ço – a ar­qui­te­tu­ra que pe­de o ma­te­ri­al. E não o con­trá­rio. Se fos­se de­sig­ner de Mo­da era o mes­mo, não di­ria que de­se­nho só com te­ci­dos 100% al­go­dão.

So­fás da li­nha Ca­co, apre­sen­ta­dos no Sa­lo­ne Mo­bi­le, em Mi­lão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.