MANUEL Ama­ral Net­to

VOGUE (Portugal) - - Arquitetura/design -

Tem no cur­rí­cu­lo Por­tu­gal, Itá­lia, Ho­lan­da e Suí­ça. A co-fun­da­ção da FROM In­dus­tri­al De­sign (que re­ce­beu o Pri­mei­ro Prémio Sa­lo­ne Sa­tel­li­te em Mi­lão, 2014, com o can­de­ei­ro Vol­ta). Co­la­bo­ra­ções com a Cas­si­na, Leu­cos, Bac­ca­rat, USM e Vis­ta Ale­gre. Um sem-fim de pro­je­tos. E, ago­ra, o lan­ça­men­to do mais re­cen­te: a UTIL es­tá a ser apre­sen­ta­da na Mai­son et Ob­jet e é uma re­fle­xão so­bre a for­ma co­mo o de­sign do ob­je­to po­de ser uma ode às re­la­ções hu­ma­nas, na­que­le raro mun­do que ain­da acon­te­ce of­fli­ne. “O” OB­JE­TO. Te­nho an­da­do ob­ce­ca­do com ca­fe­tei­ras ita­li­a­nas, co­mo a Ve­su­vi­a­na, que co­mo a clás­si­ca Bi­a­let­ti são má­qui­nas su­per­prag­má­ti­cas na fer­men­ta­ção de ca­fé; fa­cil­men­te com­pre­en­de­mos co­mo fun­ci­o­nam e te­mos to­tal con­tro­lo do ca­fé que co­lo­ca­mos. A ME­LHOR MÚ­SI­CA AM­BI­EN­TE. Bri­an Eno.

A FA­CHA­DA IDE­AL. Não há fa­cha­das ide­ais, mas o Co­pan, em São Pau­lo, tem curvas que dei­tam qual­quer fa­cha­da abai­xo.

A COR-CHA­VE. Azul-cin­zen­to. O uti­li­za­do no AB e na me­sa Pin­to. A ver ao vi­vo! A MAI­OR INO­VA­ÇÃO. Têx­teis in­te­li­gen­tes. Es­tou cu­ri­o­so pa­ra ver co­mo os no­vos têx­teis se­rão apli­ca­dos no dia a dia. O Ch­ris­tophe Gu­be­ran tem an­da­do a ex­pe­ri­men­tar coi­sas cu­ri­o­sas de se ver. AR­QUI­TE­TOS E/OU DE­SIG­NERS A TER DE­BAI­XO DE OLHO. Em Por­tu­gal te­mos mui­tos bons ar­qui­te­tos a pro­du­zir tra­ba­lho re­le­van­te que não che­gam à aten­ção dos me­dia co­mo os Fa­la Ate­li­er, Gi­rão Lima ou os Phdd nou­tra es­ca­la. Qu­an­to a de­sig­ners na­ci­o­nais te­mos al­guns a tra­ba­lhar de for­ma su­per­con­se­quen­te co­mo o Gon­ça­lo Pru­dên­cio ou o Gon­ça­lo Cam­pos, com um tra­ba­lho con­tí­nuo pa­ra a Wewo­od, que es­pe­ro que con­ti­nue. De­sig­ners es­tran­gei­ros há o Joshua Brunn, dis­cre­to e mui­to exi­gen­te, que em bre­ve mos­tra­rá al­gum do seu tra­ba­lho. Gos­to tam­bém mui­to do Mi­chel Char­lot que é igual­men­te mui­to low-key, mas su­per­con­se­quen­te.

A ILU­MI­NA­ÇÃO PER­FEI­TA. A de Lis­boa ao ama­nhe­cer. MA­TE­RI­AIS E TEX­TU­RAS EM FO­CO. Não es­tou por den­tro das tendências, mas te­nho des­co­ber­to que o me­tal não é as­sim tão frio.

Ben­ga­lei­ro Hal, em aço, UTIL. Mi­ni bar Bas­so, em me­tal e cor­ti­ça, UTIL.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.