A ge­ni­a­li­da­de na de­co­ra­ção sur­ge, pre­ci­sa­men­te, quan­do ela não exis­te. A es­pon­ta­nei­da­de do ex­ces­so é o com­bus­tí­vel de uma ca­sa úni­ca.

VOGUE (Portugal) - - Casas -

co­mo es­pe­lho das su­as men­tes bri­lhan­tes. Da­vid Hock­ney, co­mo não po­de­ria dei­xar de ser, vi­via num au­da­ci­o­so uni­ver­so em te­ch­ni­co­lor, em fe­li­ci­da­de má­xi­ma que se ri de con­ven­ci­o­na­lis­mos. Je­an Coc­te­au es­cre­via em di­vi­sões for­ra­das a pa­drão le­o­par­do com cor­ti­na­dos tro­pi­cais, ra­bis­ca­va nas pa­re­des e che­gou até a ta­tu­ar to­da uma vil­la da Ri­vi­e­ra fran­ce­sa on­de foi pas­sar fé­ri­as. As cur­vas qua­se ma­li­ci­o­sas da de­co­ra­ção e do mo­bi­liá­rio de Sal­va­dor Da­lí, no Nor­te de Es­pa­nha, são o an­tes, o du­ran­te e o de­pois d’a Per­sis­tên­cia da Me­mó­ria.

Tal­vez a vi­da se­ja de­ma­si­a­do cur­ta pa­ra mi­ni­ma­lis­mos – e tal­vez es­te­ja­mos a ris­car pe­ren­to­ri­a­men­te es­ta afir­ma­ção da­qui a uns me­ses, quan­do a vis­ta es­ti­ver de­ma­si­a­do cheia e a pre­ci­sar de res­pi­rar fun­do a olhar pa­ra pa­re­des bran­cas e mo­bi­liá­rio nór­di­co –, mas dei­xe­mos a cau­te­la pa­ra tem­pos mais pa­cí­fi­cos. Por­que ho­je pe­de-nos que re­ser­ve­mos o pal­co pa­ra Ile­a­na San­chez e Joel Jo­ver e as su­as sa­las sem um cen­tí­me­tro li­vre, pa­ra Ju­an O’gor­man e a sua gru­ta dos pra­ze­res e pa­ra to­dos os que não se con­for­mam, e nem se­quer se lem­bram do cli­ché lon­gín­quo quan­do me­nos era mais. l Iri­na Chi­tas

Até os uten­sí­li­os de cozinha Ale­xan­der Cal­der pen­du­ra­va co­mo se se tra­tas­se das su­as es­cul­tu­ras em mo­vi­men­to.

A ca­sa de Ju­an O’gor­man, em Pe­dre­gal, no Mé­xi­co, te­ve por ba­se uma gru­ta na­tu­ral que o mo­ra­lis­ta e ar­qui­te­to de­pois co­briu de mo­sai­cos em pe­dra.

Che­ri Pann e Gon­za­lo Du­ran fo­ram acres­cen­tan­do, du­ran­te mais de 20 anos, pe­que­nos mo­sai­cos em vi­dro aqui e ali.

A Mo­saic Ti­le Hou­se (que ain­da não es­tá ter­mi­na­da) tor­nou-se um mo­nu­men­to.

Je­an Coc­te­au na sua ca­sa de Milly-la-fo­rêt, em Fran­ça.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.