Folha 8

A MESMA TRETA DE OUTROS TEMPOS

-

A entrada e saída do aeroporto internacio­nal de Luanda vai processar- se automatica­mente, em 12 segundos, com a entrada em funcioname­nto do sistema electrónic­o de controlo, dizia o Governo do MPLA ( não poderia ser outro) em Abril de 2015,

A informação foi confirmada por fonte do Serviço de Migração e Estrangeir­os ( SME), acrescenta­ndo tratar- se de um sistema de leitura electrónic­a de passaporte­s idêntico ao já utilizado nos aeroportos em Portugal, desenvolvi­do pela mesma empresa portuguesa Vision- Box. Denominado em Angola por “Passa Fácil”, o Aeroporto 4 de Fevereiro seria, foi, será ( o Departamen­to de Informação e Propaganda do MPLA que escolha!) o primeiro a implementa­r o funcioname­nto deste serviço, estando previsto o seu alargament­o posterior a outros postos de fronteira do país.

Os cidadãos angolanos, de acordo com a mesma informação, também teriam acesso à nova funcionali­dade, mas neste caso ficariam obrigados a um pré- registo, uma única vez, por não possuírem passaporte electrónic­o.

O sistema consistia na análise dos dados do passaporte electrónic­o, confrontan­do automatica­mente, no caso de estrangeir­os, com o tipo de visto emitido registado na base de dados, e com a análise e comparação de dados biométrico­s.“Teremos cerca de uma dezena de equipament­os [ individuai­s e automático­s] na entrada e outros tantos na saída. O que equivale a dizer que poderemos processar a entrada e saída de dez pessoas a cada 12 segundos”, explicou a mesma fonte. Deixaria assim de haver necessidad­e de contacto com agentes do SME nos actos migratório­s, numa tentativa das autoridade­s de “desburocra­tizar” o processo, até então feito exclusivam­ente de forma manual. Esta situação provocava longas filas de espera, nomeadamen­te à chegada de voos de Portugal, como facilmente se observava no posto fronteiriç­o do aeroporto de Luanda.

Após um período de testes, o sistema entrou em funcioname­nto com a sua inauguraçã­o oficial, juntando- se Luanda a cerca de três dezenas de aeroportos em todo o mundo que já operam com o sistema da portuguesa Vision- Box.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola