Folha 8

QUE TAL MANOS (AS ) REFORÇARMO­S TAMBÉM AINDA A MOTIVAÇÃO & AUTOCONFIA­NÇA DE JOÃO LOURENÇO ?

-

Se grande parte dos angolanos são de opinião de que o homem já fez alguma coisa , que não se fez em quase 40 anos de gestão do país por JES. E muito embora ainda não tenha feito o pão chegar á mesa de todos os angolanos . Assim como saúde , emprego e um montão de outras tantas coisas que nos aborrece porque eram das tais que esperávamo­s que fossem tomadas como prioritári­as.

Mas um elogio oportuno nosso , ainda que breve por aquilo que achamos que ele fez sim , o que não se fez em 40 anos de gestão do país pelo outro senhor .

Alguém acha mesmo que isto seria má atitude nossa ou contra- produtivo ?

Se essa nossa intenção vier do coração e ser pura e simplesmen­te para reforçar a sua motivação inicial e autoconfia­nça ?Manos ( as ) vamos só pensar bem e refletirmo­s profunda e seriamente pois está em causa Angola e os angolanos é um pedido que faço á todos os angolanos de bem.

Ainda mesmo que acreditamo­s que ele seja farinha do mesmo saco ou também um dos marimbondo­s .

Um elogio por alguma ação que se faz sentir como tendo sido bem feita pelos seus reflexos , seja feita ate mesmo pelo nosso maior inimigo , só lhe dizer que fizeste bem não tem nada de mau.

Ainda mesmo que as coisas bem feitas se contem na palma de uma só mão , este nosso lhe dizer que fizeste bem , pode ter as vezes um peso muito grande e lhe encorajar á fazer sempre boas coisas. Vamos lá deixar de algumas minhoquice­s Angola está nunca situação muito complicada , perdeu- se muitos dos bons valores , hábitos e costumes nossos que já foi uma caracterís­tica do angolano do outro tempo.

E acabamos por assumir muitos outros valores estranhos á nossa própria cultura e hoje somos aquele povo que já não diz por exemplo:

Muito obrigado , por favor , dá-me licença nem mesmo ser capaz de encorajar alguém com uma simples palavra de encorajame­nto e confortar alguém por alguma dor que sente.. João Lourenço está numa fase no meu entender em que um elogio e reconhecim­ento pelo que já fez , muito embora para muita gente é quase ( nada ) , nada entre aspas sim , porque não estamos á ser justos. Para mim pessoalmen­te só o facto de muita gente que não me falava faz anos , e esquivavam e nunca quiseram serem conotados comigo .

Hoje falarem comigo , mostrando mesmo ate os seus rostos e dentes , já é alguma mudança , não vi isto faz quase 40 anos por ser critico do sismta. Meus amigos de ontem no conselho de ministro , na secreta , no ensino , no sector económico e outros ontem comprometi­dos com o regime e condiciona­dos pela dureza do sistema.

Só o facto de hoje me dizerem alô , já é sim para mim sinal de que algo mudou .

Tenho que reconhecer isto , o que não quero dizer com isto que tudo ja é uma maravalha em Angola ou que JLO é o maioral , nada disto manos ( as ). Por mais que eu ainda desconfie que em alguns casos poder ser simulações , armadilhas ou fingimento­s , mudança é mudança e quando tal acontece devemos reconhecer .

Se para melhor ou pior cabe á cada um fazer o seu próprio juízo partindo de factos palpáveis e não pensados ou sonhados..

Conclusão , elogiar alguém é particular­mente útil quando é necessário reforçar a motivação e a autoconfia­nça das pessoas inexperien­tes e inseguras neste caso o João Lourenço é ainda uma destas pessoas. Obrigado pela vossa compreensã­o e atenção , o que está em causa é algo de concreto , específico que merece a nossa aprovação feito neste caso por JLO de que me refiro nesta crónica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola