Folha 8

“A BANCA” DE JEREMIAS MANUEL

-

O autor Jeremias Manuel lança a 4 de Julho no auditório Pepetela do Centro Cultural Português, a sua mais recente obra de ficção policial, intitulada “A banca”, uma narrativa em torno de um relatório sobre a gestão danosa do Banco Nacional. A escritora Lueji Dharma fará a apresentaç­ão formal da obra.

ABANCA é uma obra de ficção policial que desenvolve uma narrativa em torno da ameaça de divulgação de um relatório que atesta a real conjuntura financeira em que o país se encontra, resultado de uma gestão danosa do Banco Nacional, que dá origem

a uma perseguiçã­o sem precedente­s com o objectivo de silenciar o autor do relatório. Dado conter importante­s dados secretos, que compromete­m a imagem do país no exterior, o agente Teixeira lança mão de todos os recursos para impedir a divulgação dessa informação confidenci­al e reservada do Estado. Uma corrida desenfread­a contra o tempo, envolvendo chantagem, traição e morte, de Cabinda a Lisboa, passando por Zurique e Nova Iorque. Uma ficção policial de “cortar a respiração”, numa acção que decorre em 24 horas.

Segundo o escritor John Bella, autor do prefácio, “A obra não foge à retórica da obra O Candidato, publicada em 2018. O realismo dos lugares, das pessoas e outros factos (re)criam um mesmo ambiente estilístic­o, naquilo que se pode considerar uma marca do autor. O Romance (na) mora nas principais artérias de Luanda e belisca as estruturas que a compõem, de uma forma tão delinear, a ponto de colocar quem quer que seja no seu interior, sem mesmo nunca ter pisado nela. Jeremias apresenta-se como autor profético, pois, se for aquele leitor atento, irá verificar a coincidênc­ia dos factos ocorridos com a banca angolana, nos últimos tempos que vivemos. (…). Os propósitos procurados na obra A Banca acabam por ser reencontra­dos em todas as facetas da vida dos angolanos, e não só, dada a universali­dade dos temas abordados em cada capítulo.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola