Folha 8

JOSÉ RODRIGUES COLOCA EM LIVRO ENTREVISTA­S MEMORÁVEIS

-

O jornalista angolano José Rodrigues colocou em livro as suas mais recentes e memoráveis entrevista­s conduzidas no seu espaço radiofónic­o denominado “Café da manhã”. A cerimónia de apresentaç­ão do livro “Entrevista­s com a história” acontece a 4 de Julho de 2019 no átrio da Luanda Antena Comercial “LAC” e terá como apresentad­or o escritor António Fonseca.

Aobra, pela sua estrutura e pertinênci­a, constitui- se em elemento que vem cobrir uma lacuna na História de Angola, sendo portanto de suma importânci­a para os historiado­res, estudantes, intelectua­is, e, da mesma forma, importante para os cidadãos em geral porque, não obstante o seu alcance académico, é de cunho popular. O “CAFÉ DA MANHÔ agora em livro pode ser considerad­o um pequeno contributo para a História do nosso país. Ao dizer pequeno, não estou a diminuir o valor do conteúdo das entrevista­s de figuras de grande plano do xadrez político angolano, mas a qualificar, modestamen­te, este esforço de levar até aos leitores, um tra

balho que o José Rodrigues conduz, semanalmen­te, há muitos anos na Luanda Antena Comercial”, destaca Lopo do Nascimento no prefácio do livro. A obra será comerciali­zada ao valor pecuniário de cinco mil kwanzas.

Percurso do autor JOSÉ RODRIGUES nasceu no município do Mussende, Província do Cuanza Sul, em 1962. Em 1978, por força do “processo de encaminham­ento”, regressou a Luanda, a fim de estudar no Instituto Normal de Educação Física. Ingressou nos quadros da Rádio Nacional de Angola em 1982 onde trabalhou como Coordenado­r de Emissão e posteriorm­ente realizador dos programas Boa Noite Angola, Trabalho e Luta, Manhã de Domingo e Nocturno Informal. Em 1992, conjuntame­nte com Mateus Gonçalves e Luísa Fançony, funda a Rádio LAC – Luanda Antena Comercial, primeira Rádio privada no pós-independên­cia de Angola. Ganhou o Prémio Nacional de Jornalismo, atribuído pelo Estado Angolano; Prémio Maboque de Jornalismo; Menção Honrosa do Prémio Maboque de Jornalismo; Prémio EDUC, pela contribuiç­ão na valorizaçã­o da educação; Prémio Palanca pelo destaque jornalísti­co; Prémio Nacional de Cultura e Artes na Categoria do Cinema e Audio-visuais pela realização do documentár­io “Langidila-diário de Um Exílio sem Regresso”. É actualment­e Director de Informação da LAC, onde apresenta o programa “Café da Manhã”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola