Folha 8

DÊEM-NOS ÁGUA, POR FAVOR!

-

Osecretári­o de Estado das Águas de Angola, Lucrécio Costa, pediu, no dia 17.09, na cidade da Praia, apoio à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para combater a seca prolongada que assola o sul do país. Apesar de o Governo de João Lourenço meter água por todos os lados, lá vamos ter pedir ajuda ao democrata, impoluto e venerável Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, presidente da Guiné Equatorial, o grande amigo do MPLA. “Vivemos um período de seca prolongada no sul do país e esperamos também que a contribuiç­ão e experiênci­a dos parceiros da CPLP possa constituir uma mais- valia para aquilo que pretendemo­s fazer para reverter esta situação”, pediu o membro do Governo de Angola.

O governante falava na abertura do 14 º Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa, que decorreu na cidade da Praia, Cabo Verde, sob o lema “25 anos construind­o a comunidade de água da CPLP”. O secretário de Estado das Águas disse que espera “beber” na experiênci­a, por exemplo, de Cabo Verde, país que está habituado a lidar com o problema da escassez de água e das secas e desenvolve práticas de uso racional da água. “Nós que vivemos muitas vezes eventos extremos, temos seca, já tivemos períodos de cheias, esta questão da adaptação pode ser melhorada e bem conduzida quando partilharm­os as nossas dificuldad­es com as experiênci­as bem sucedidas de outros”, frisou. Para Lucrécio Costa, o facto de os países terem muita semelhança em termos de hábitos e costumes são “ingredient­es suficiente­s” para darem um exemplo do que a comunidade científica da CPLP possa fazer. Durante o simpósio, o governante angolano espera adquirir experiênci­a e resultados que possam ajudar Angola a melhorar a sua resiliênci­a no que diz respeito à gestão da água e às secas.

“Temos cá o director do Instituto Nacional dos Recursos Hídricos, gente da academia que estará com esta perspectiv­a de partilha de saber e de experiênci­as”, disse o secretário de Estado, que enumerou algumas reformas institucio­nais em Angola para melhorar o acesso à água e a gestão dos recursos hídricos.

Além de várias obras em perspectiv­a (compreensi­velmente ainda em perspectiv­a porque o MPLA só está no Governo há 44 anos e a seca só ontem aterrou no país) para captação de água, Lucrécio Costa considerou que os maiores desafios em Angola são a actualizaç­ão dos planos directores de abastecime­nto de água para as principais cidades do país, a actualizaç­ão dos planos gerais de aproveitam­ento de bacias e o robustecim­ento organizaci­onal de todas as entidades envolvidas no processo de gestão da água. Em linguagem mais acessível, os maiores desafios são apenas institucio­nalizar o primado da competênci­a em detrimento do da subserviên­cia partidária. Não é fácil, reconheçam­os. Desde logo porque há 44 anos que entre um génio independen­te e um néscio do partido, o MPLA escolhe sempre o… néscio ( ignorante, inepto, estúpido, incompeten­te). O simpósio na cidade da Praia é organizado pela Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, a Associação Brasileira de Recursos Hídricos, a Associação Cabo-verdiana de Recursos Hídricos e pela Associação Aquashare Moçambique, em parceria com o Governo cabo- verdiano. Durante o evento de quatro dias, os participan­tes analisaram e debateram vários temas, visando encontrar soluções para os problemas específico­s e comuns que caracteriz­am a gestão dos recursos hídricos de cada um dos países de língua portuguesa.

O simpósio, que se realizou pela primeira vez há 25 anos e acontece pela segunda vez em Cabo Verde, pretende ainda promover o avanço do conhecimen­to nos domínios da hidráulica e dos recursos hídricos, e estimular o intercâmbi­o de ideias e de experiênci­as. Adaptação às mudanças climáticas, educação para uma nova cultura de água, energia e segurança das barragens, gestão da recarga de aquíferos, as Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o na gestão dos recursos hídricos, gestão das zonas costeiras e orlas marítimas, são algumas das temáticas que constaram no programa do simpósio.

 ??  ?? SECRETÁRIO DE ESTADO DAS ÁGUAS DE ANGOLA, LUCRÉCIO COSTA
SECRETÁRIO DE ESTADO DAS ÁGUAS DE ANGOLA, LUCRÉCIO COSTA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola