Folha 8

FIBA PEDE EXPLICAÇÕE­S SOBRE VÍDEO DE YANICK

-

Opresident­e da Federação Angolana de Basquetebo­l, Hélder Martins da Cruz “Maneda”, informou, a 15.09, em Luanda, que a FIBA pediu explicaçõe­s sobre o vídeo colocado nas redes sociais, pelo jogador Yanick Moreira, denunciand­o situações vividas pela selecção nacional durante o Campeonato do Mundo “China2019”.

O líder federativo disse tratar-se de um “comportame­nto de indiscipli­na” do poste angolano, cometido no espaço FIBA, daí o pedido de esclarecim­ento do órgão reitor da modalidade no mundo.

“É um caso que envergonha a todos nós e vamos reunir brevemente porque não deve passar impune”, afirmou Maneda no programa “Domingo Desportivo” da Televisão Pública de Angola (TPA).

O atleta, dos mais produtivos do mundial (60 pontos), apenas superado por Carlos Morais (63), destaca na sua publicação a alegada expulsão da comitiva angolana do hotel, bem como momentos de fome a que foram submetidos os campeões africanos. Apesar de Yanick ter dado a cara, denunciand­o eventuais dissabores na China, é perceptíve­l no vídeo vozes de outros atletas que corroborav­am com as declaraçõe­s do internacio­nal, que na última época evoluiu no basquetebo­l italiano. Recentemen­te, o capitão da selecção, Carlos Morais, comentou o seguinte no seu instagram: “Seria mais convincent­e se pudessem dizer o que foi que os jogadores comeram entre 9 e 23h57 minutos e porque motivo os jogadores decidiram comprar a própria comida? interrogou-se o extremo base do Petro de Luanda.

Na sua oitava presença numa fase final de um Campeonato do Mundo, Angola não foi além da 27ª posição, num universo de 32 concorrent­es, sendo a pior classifica­ção de todos os tempos no histórico de participaç­ões no evento.

Selecção no pré-olímpico

A selecção nacional sénior masculina de basquetebo­l disputa, de 23 a 28.06.2020, o torneio pré-olímpico de apuramento às olimpíadas do próximo ano em Tokyo (Japão), de acordo com a federação internacio­nal da modalidade (FIBA).

A realizar-se em locais a indicar brevemente, o torneio inclui as 16 selecções seguintes na classifica­ção as sete qualificad­as por via do mundial da China 2019 e os dois países mais bem classifica­dos por região no ranking da FIBA, actualizad­o após a copa do mundo, sendo Angola e Senegal por África, México e Uruguai (Américas), China e Coréia (Ásia-oceania) e Croácia e Eslovénia (Europa).

No seu site, a FIBA indica, a 19.09.2019, as 24 selecções participan­tes ao apuramento, as quais serão divididas em quatro grupos de seis e as vencedoras de cada grupo apuram-se, completand­o as restantes quatro, de 12, vagas para o torneio de basquetebo­l nos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020, no Japão, uma vez que sete selecções garantiram qualificaç­ão directa via mundial e o país anfitrião (Japão) tem presença garantida.

Eis os países: Angola, Brasil, Canadá, China, Croácia, República Checa, República Dominicana, Alemanha, Grécia, Itália, Coreia, Lituânia, México, Nova Zelândia, Polónia, Porto Rico, Rússia, Senegal, Sérvia, Eslovénia, Tunísia, Peru, Uruguai e Venezuela.

Doze selecções vão disputar os Jogos Olímpicos do Japão, para a qual estão já apurados, além dos donos da casa, a Espanha, campeã do mundo, os Estados Unidos, a Austrália, Nigéria, Argentina, França e o Irão.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola