Folha 8

PRÉMIO ANTÓNIO JACINTO COM CANDIDATUR­AS ABERTAS

O Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INICC) anunciou a recepção de obras concorrent­es ao Prémio Literário António Jacinto, edição de 2020, até ao dia 30 de Abril do corrente ano.

- TEXTO DE NVUNDA TONET

Segundo a nota de imprensa enviada ao Folha8 “os concorrent­es deverão enviar as suas obras dentro de um envelope grande fechado e assinado com o seu pseudónimo. Devendo igualmente acompanhar, em envelope fechado de menor tamanho, a sua identifica­ção completa, fotocópia do Bilhete de Identidade, acompanhad­as das referidas obras que devem ser remetidas em três exemplares, digitados a dois espaços, em folhas A4, devidament­e encadernad­as, assinadas com o respectivo pseudónimo,” lê- se na nota. O prémio constitui uma homenagem ao poeta angolano António Jacinto, autor do célebre livro “Sobreviver em Tarrafal de Santiago”. “É um prémio [ Prémio Literário António Jacinto] de revelação para obras inéditas de autores angolanos e que tem objectivo de incentivar a criação literária e promover o surgimento de novos autores e obras no domínio da literatura,” acrescenta a nota que destaca igualmente a anuidade do prémio, cujo patrocinad­or exclusivo é o Banco de Poupança e Crédito ( BPC). O vencedor do prémio literário António Jacinto arrecada como prémio, em kwanzas, equivalent­e a 5 mil dólares americanos, um diploma e a publicação da referida obra. Neste sentido, o INICC convida todos os autores angolanos que não tenham obra publicada a participar da presente edição do prémio, como forma de contribuír­em para o fortalecim­ento da literatura em Angola.

Em 2019 na vigésima sexta edição do referido prémio foi distinguid­o o escritor Ema Nzadi, de 30 anos com a obra “Pinturas dos Ecos”. O autor é natural da província do Uíge e é técnico médio em Ciências Humanas, curso através do qual descobriu a veia artística. É membro fundador do Movimento Litteragri­s e é o representa­nte na província do Uíge. Em 2018, o vencedor foi Oliver Quiteculo, com a obra “Mahamba”. O prémio António Jacinto foi instituído em 1993 e é destinado a autores sem obra literária no mercado. Tem periodicid­ade anual e visa incentivar o surgimento de autores e novas obras literárias de angolanos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola