Folha 8

OLIVEIRA GONÇALVES DESISTE DA CANDIDATUR­A À FAF

-

Otécnico Oliveira Gonçalves afirmou, a 10.05, em Luanda, ter desistido de concorrer à presidênci­a da Federação Angolana de Futebol ( quadriénio 2020/ 24), porque a modalidade carece de maior atenção por parte do Ministério da Juventude e Desportos.

O responsáve­l pelas duas presenças de Angola em campeonato­s do mundo, em 2002, na Argentina ( Sub- 20) e 2006, na Alemanha ( honras), disse que teme ser apenas mais um presidente da instituiçã­o, porque não sente a sensibilid­ade do país para com o projecto futebol. O campeão africano de Sub20 ( Etiópia’ 2001) acha que o ministério de tutela deve arregiment­ar recursos, além da cabimentaç­ão anual, para que a modalidade tenha, por exemplo, boas condições de preparação e participaç­ão nas provas qualificat­ivas para os africanos e mundiais. efende, por isso, que seja atribuída ao órgão reitor o estatuto de utilidade pública, de modo a ter um orçamento próprio para a efectivaçã­o de programas de desenvolvi­mento. Em entrevista à Rádio - 5, Oliveira Gonçalves disse que tem um projecto de construção de um centro de treinament­o e estágio, além de outras acções com intuito de colocar Angola no topo do futebol africano e garantir presenças consecutiv­as em Campeonato­s do Mundo. Para ele, tal desiderato passa, também, pela formação nos clubes e criação de condições para que os jovens atletas sejam integrados em equipas da Europa e se constituam em mais- valia para as selecções nacionais, por via da experiênci­a acumulada e da cultura táctica.

Além do presidente cessante, Artur Almeida e Silva, já manifestou a intenção de concorrer nas eleições de Junho próximo, o antigo futebolist­a e proprietár­io de uma escola académica e desportiva, Norberto de Castro. Nando Jordão e António Gomes “Tony Estraga”, ambos antigos praticante­s, são igualmente dados como certos na corrida, mas nenhum ainda se manifestou publicamen­te.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola