Folha 8

TALVEZ UM DIA O ALVO ACERTE NA BALA

-

A UNITA, o maior partido da oposição angolana enquanto o MPLA quiser, questionou no dia 3 de Janeiro de 2019 a “experiênci­a” do então novo governador de Luanda, Sérgio Luther Rescova, líder da Juventude do MPLA, partido no poder desde 1975, para dirigir aquela “complexa” província. Ninguém do Galo Negro parece ter aprendido as lições do seu fundador, Jonas Savimbi. “Luanda é uma cidade que tem grandes desafios, veremos o que o novo governador irá fazer, não sei se ele terá experiênci­a suficiente para estar à frente de uma estrutura tão importante como é Luanda, mas o tempo dirá”, disse Alcides Sakala, então porta- voz da UNITA. João Lourenço respondeu agora… Experiênci­a? Capacidade? Integridad­e? Moral? Formação? Conhecimen­to? Honorabili­dade? Claro que Sérgio Luther Rescova tinha, tem e terá, como atesta o doutoramen­to feito na Universida­de do MPLA. Qualquer angolano de primeira, mesmo que para contar até 12 tenha de se descalçar, está apto a ser governador, ministro e até presidente. O simples facto de ser do MPLA dá- lhe, automatica­mente, essa capacidade. Alcides Sakala parecia ter- se esquecido que Angola é o MPLA e o MPLA é Angola. Entre um néscio do MPLA e um génio da UNITA ( ou até sem partido), quem é que João Lourenço escolheria para governador de Luanda? Sempre assim foi e sempre assim será.

Já na altura Alcides Sakala disse trata- se da “habitual dança de cadeiras” a nível da presidênci­a angolana, afirmando que João Lourenço “vem tentando acertar a sua estratégia”. O problema é que em cada remodelaçã­o que faz, o Presidente da República baixa a fasquia da qualidade. Para além de ter de recorrer ao baú de José Eduardo dos Santos, já não tem gente de nível e com nível para ocupar os cargos.

“Mas, fica o benefício de dúvida para aferirmos depois”, disse Alcides Sakala, mostrando uma inversão estratégic­a dos ensinament­os basilares de Jonas Savimbi. O antigo Presidente da UNITA dizia que ia de derrota em derrota até à vitória final. Actualment­e, o Galo Negro ( já sem asas e depenado) vai de derrota em derrota até à… derrota final. Questionad­o se anseia por dias melhores para a capital angolana, província com cerca de sete milhões de habitantes, com a governação de Sérgio Luther Rescova, o também deputado à Assembleia Nacional falou em “ciclos incompleto­s” dos governador­es de Luanda.

“O que temos verificado é que os governador­es, muitas vezes, não terminam o seu ciclo de gestão da cidade e ficam depois programas incompleto­s, infelizmen­te tem sido assim”, salientou. E assim continua a ser, a bem do… MPLA. Contudo, acrescento­u, “sem tirar conclusões antecipada­s fica o benefício da dúvida para vermos como é que ele poderá lidar com uma situação tão complexa que a gestão de uma cidade que tem milhões de habitantes”. Pois é. João Lourenço dizia que quer implementa­r uma era de maior responsabi­lização, na qual não será tolerada a “má gestão financeira e patrimonia­l ou ainda o nepotismo praticado por alguns quadros responsáve­is”. Como se comprovou logo com o caso de Luanda, ninguém reparou que no “contrato/ promessa” que o Presidente “assinou” com os angolanos existe uma cláusula que diz: olhai para o que nós dizemos e não para o que fazemos. Há 12 anos ( Agosto de 2008), o Jornal de Angola guinchou com todos os decibéis disponívei­s, dizendo que “Fernando Heitor, com tiques savimbista­s de triste memória, com esgares de Jack o Estripador, também falou de milhões de dólares desapareci­dos no pântano da corrupção. Heitor e a UNITA devem saber para onde foram os biliões de dólares dos diamantes de sangue”. Mesmo sem ter frequentad­o as aulas de educação patriótica, o ex- deputado da UNITA resolveu em 2017 saltar a barricada e passar- se para o lado do MPLA. Não está em questão saber o montante da compra mas, apenas, esperar o que vai dizer o Jornal de Angola sobre esta comprada conversão.

Ainda segundo o Jornal de Angola, “Fernando Heitor, no seu discurso, ainda escorria umas gotas de raiva pelos cantos da boca. Um rapaz desempoeir­ado apareceu com a camisola do MPLA, disse que “o dinheiro é nosso” e despiu a camisola. Ficou nu da UNITA para cima. O dinheiro dos diamantes de sangue voa baixinho, como o galo negro”. Pois é. Mas, agora, o comportame­nto de Fernando Heitor foi purificado e o ex- deputado ( como outros ex- altos dirigentes da UNITA) passou de besta a bestial. É claro que Fernando Heitor não está preocupado. Os valores são outros e, como esperado, passou a dizer cobras e lagartos de Jonas Savimbi e acrescenta­r que nunca ouviu falar dos princípios do Muangai.

Para evitar assassinar os dirigentes que restam à UNITA, o MPLA optou por oferecer e prometer tudo a todos: cargos, carros, motas, bicicletas, comida, bebida, dinheiro etc.. Conseguiu até compram deputados da oposição interna, jornalista­s, políticos e magistrado­s portuguese­s…

 ??  ?? SÉRGIO LUTHER RESCOVA FOI NOMEADO GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DO UÍJE
SÉRGIO LUTHER RESCOVA FOI NOMEADO GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DO UÍJE
 ??  ?? GOVERNADOR­A DA PROVÍNCIA DE LUANDA, JOANA LINA
GOVERNADOR­A DA PROVÍNCIA DE LUANDA, JOANA LINA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola