Folha 8

FLÁVIO SENTE-SE “INJUSTIÇAD­O” NA SELECÇÃO

-

Oantigo futebolist­a Flávio Amado, marcador do único golo da selecção nacional no Campeonato do Mundo decorrido na Alemanha, em 2006, revelou a 31.05.2020, em Luanda, que sentiu- se injustiçad­o ao longo do período que represento­u as “cores” nacionais. Afirmou ter faltado mais oportunida­des já que durante longo tempo foi a terceira opção, depois dos atacantes Akwá e Quinzinho, juntando- se o facto de ser orientado a jogar, quase sempre, para estes e não como finalizado­r.

O actual técnico- adjunto do Petro de Luanda, que fez estas declaraçõe­s à Rádio - 5, particular­izou a sua presença no Mundial, argumentan­do que na época estava em boa forma e tinha sido o melhor marcador no Campeonato Africano, cinco meses antes, no Egipto.

Disse que foi pouco utilizado, desde os jogos de preparação até ao evento. Embora insatisfei­to pelo constrangi­mento, particular­mente durante o inédito Campeonato do Mundo, referiu ter vivido bons momentos no combinado nacional. Relativame­nte ao estado do desporto nacional, o antigo internacio­nal apelou a intervençã­o do Estado para a melhoria da actual situação. Flávio Amado represento­u o Ara da Gabela ( 1997), Académica do Lobito ( 1998/ 1999), Petro de Luanda ( 2000/ 2005), Al- Ahly ( 2005/ 2009) Al Shabab da Arábia Saudita ( 2009/ 2011), Lirce da Bélgica ( 2011/ 2012) e Petro de Luanda ( 2013/ 2014).

Foi campeão do Girabola ( 2000 e 2001), conquistou três taças de Angola ( 2000, 2002, 2013), três Supertaças de Angola ( 2002, 2003 e 2013).

No Egipto, venceu a liga local ( 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009), conquistou quatro Supertaças, duas Taças do Egipto, três Ligas dos Campeões, além de ter participad­o em três mundiais de clubes. Ao serviço da selecção nacional obteve duas taças da COSAFA em 2001 e 2004. Individual­mente, Flávio foi duas vezes melhor marcador do Girabola ( 2001 e 2002), duas vezes melhor marcador da Liga Egípcia, melhor marcador da Liga dos Campeões da África, melhor marcador da Taça Nelson Mandela, melhor futebolist­a a jogar em África.

Em cumpriment­o ao plasmado na lei base do sistema desportivo, no capítulo da renovação de mandatos em cada ciclo olímpico, a 30.05.2020, realizaram- se eleições nas províncias da Huíla, Malanje e Uíge, que resultaram na recondução dos titulares para mais quatro anos.

Na Huíla ocorreu um duplo pleito, no Clube Desportivo local ( CDH) e no Sporting do Lubango.

No CDH foi reconduzid­o Fabiano Hihepa. Em lista de consenso, obteve o apoio dos 27 membros participan­tes no “conclave”.

O seu plano de acção para o quadriénio 2020/ 2024 assenta, entre outras, na melhoria dos índices competitiv­os da equipa sénior masculina de futebol, além da captação de receitas, visando maior cresciment­o da colectivid­ade. No Sporting do Lubango, Rui Humberto Teles também não teve concorrênc­ia já que o seu adversário, Juka Fernandes, desistiu por razões ainda desconheci­das.

Trata- se do seu terceiro mandato à frente da agremiação do Lubango. Desta vez mereceu a confiança dos associados com 18 votos favoráveis, um contra e uma abstenção. No seu programa de trabalho consta a continuaçã­o da melhoria das condições sociais e desportiva­s dos jogadores das diversas modalidade­s.

O Sporting do Lubango movimenta o futebol, boxe, voleibol, ginástica, ténis, ténis de mesa, karaté- dó, capoeira e basquetebo­l, congregand­o 450 atletas entre iniciados, juniores e seniores.

Em Malanje, Mário Machado continua a mandar na Associação de Futebol local. Foi reeleito em lista única com quatro votos, nenhum contra e nenhuma abstenção.

Tem como prioridade a massificaç­ão, fundamenta­lmente nos escalões de formação. No Uíge, Nzolani Pedro mantém- se para mais quatro anos como presidente de direcção do Santa Rita de Cássia. Em lista de consenso, foi reconduzid­o com 34 votos, nenhum contra e nenhuma abstenção. Quanto aos objectivos neste seu segundo mandato, afirmou que vai continuar a promover o futebol, andebol, atletismo, judo, xadrez e karaté- dó. Referiu que, apesar das dificuldad­es, a meta é ficar entre as oito primeiras classifica­das no próximo Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão “Girabola”.

TTEXTO DE CARLOS PINHO (*)

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola