Folha 8

PRÉMIO LITERÁRIO INFANTIL ANULADO POR PLÁGIO DO VENCEDOR

- TEXTO DE NVUNDA TONET

O júri do Prémio Literário Jardim do Livro Infantil decidiu anular a edição de 2020, após ter sido alertado sobre a possibilid­ade da obra vencedora ter incorrido em plágio. “A Kandengue do Golungo e o livro que não tinha fim”, de Minango Ya Nzambi, é plágio da obra “O Livro que não tinha fim”, de Sandra Aymone, editado em 2015, pela Fundação Educar Dpaschoal, na cidade de São Paulo, Brasil. O autor designado vencedor já reagiu e pediu perdão aos leitores, conforme pode-se ler na caixa de texto.

Segundo um comunicado de imprensa enviado ao Folha8 pelo Instituto Nacional das Indústrias Culturais Criativas ( INCC), o vencedor do prémio, que escreveu “A Kandengue do Galungo e o livro que não tinha fim” sob o pseudónimo Minango Ya Nzambi, recorreu a uma “cópia quase integral” da obra “O Livro que não tinha fim” ( na foto), de Sandra Aymone, editada no Brasil em 2015 pela Fundação Educar Dpaschoal. A constataçã­o de que a obra vencedora era um plágio descarado, segundo o comunicado da instituiçã­o organizado­ra do prémio foi possível depois de um alerta enviado aos membros do júri ( António Fonseca, António Gonçalves e Óscar Guimarães).

“O júri conclui que se trata de um plágio grosseiro, falta de honestidad­e intelectua­l e tentativa de burla por parte do concorrent­e”, podese ler no comunicado de imprensa enviado ao Folha8. Como resultado deste imbróglio concursal e a luz do regulament­o do prémio, a edição de 2020, fica sem vencedor. De recordar que o prémio em referência tem o valor pecuniário de quinhentos mil Kwanzas, destacando- se ainda a publicação da obra vencedora e um diploma de distinção ao laureado. O comunicado de imprensa aparta ainda que o vencedor “anulado” é licenciado em linguístic­a pela Escola Superior Pedagógica do Kwanza- Norte.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola