Folha 8

DA LUTA SÉRIA À DEMAGOGIA PARA DERROTAR O COVID

-

A20 de Abril o Presidente de Madagáscar, And ry Rajoelina, lançou um produto para a prevenção e cura da Covid- 19, ainda que a sua eficácia não tivesse sido objecto de qualquer estudo científico publicado. O chefe de Estado assegurou, no entanto, que “foram realizados testes” e que “duas pessoas foram curadas com este tratamento”.

“Este chá de ervas dá resultados em sete dias”, afirmou o Presidente junto de ministros, embaixador­es e jornalista­s no Instituto Malgaxe de Investigaç­ão Aplicada ( IMRA, na sigla inglesa), que desenvolve­u a bebida.

O Presidente de Madagáscar ingeriu a bebida, chamada “CovidOrgan­ics”, preparada a partir de artemísia, uma planta utilizada no tratamento da malária, e de outras ervas. “Vou ser o primeiro a beber isto hoje, à vossa frente, para vos mostrar que este produto cura e não mata”, vincou o chefe de Estado malgaxe. Embora reconheça que algumas das ervas possam aliviar sintomas do coronavíru­s, a Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) afirmou que não há provas que sustentem que estas possam prevenir ou curar a doença.

Andry Rajoelina rejeitou qualquer reserva sobre a eficácia do produto que apresentou e defendeu que este poderá ser entregue nas escolas. “A Covid-organics será utilizada na profilaxia, ou seja, na prevenção, mas as observaçõe­s clínicas mostraram uma tendência

PRESIDENTE DE MADAGÁSCAR, ANDRY RAJOELINA para tratamento afirmou a sua o eficácia curativo”, director- no geral Andrianjar­a. do IMRA, Na Charles mesma altura três principais o confinamen­to cidades das malgaxes começou a ser levantado. Entretanto amanhã, segunda- feira, a capital de Madagáscar, Antananari­vo, volta a estar confinada devido ao aumento de casos de Covid- 19, anunciou a Presidênci­a da República. “A região de Analamanga ( na qual a capital se insere) volta ao confinamen­to total”, informou um comunicado de imprensa da Presidênci­a da República de Madagáscar. A medida deve- se “à disseminaç­ão da epidemia e ao aumento dos casos de Covid- 19”, explica o comunicado divulgado pela agência FrancePres­s (AFP). A região de Analamanga estará fechada à entrada e saída de viaturas até ao dia 20 de Julho. De comunicado, acordo “apenas com uma o pessoa por família tem direito a sair à rua entre as 06: 00 e as 12: 00”, ao contrário do que acontecia o anterior confinamen­to, em que as saídas eram permitidas até às 17: 00. Segundo a AFP, a autoridade sanitária de Madagáscar registou centenas de casos diários de infecção nos últimos três dias, incluindo 216 no sábado, identifica­dos em 675 pessoas testadas. No âmbito do confinamen­to foram determinad­as restrições ao tráfego, a suspensão do funcioname­nto dos tribunais por tempo indetermin­ado e as reuniões do Governo passam a ser realizadas por videoconfe­rência, de acordo com o comunicado de imprensa da presidênci­a.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola