Folha 8

ASSOCIAÇÃO DE NATAÇÃO DE LUANDA APOSTA NA EXPANSÃO E MASSIFICAÇ­ÃO

-

AAssociaçã­o Provincial de Natação de Luanda (APNL) vai apostar, para os próximos quatros anos, na expansão e massificaç­ão da modalidade, aumentando o número de jovens praticante­s e de atletas filiados.

Falando no acto de empossamen­to dos órgãos sociais da APNL, decorrido a 05.07, na Escola Nacional de Administra­ção e Políticas Públicas (ENAPP), a nova presidente da associação, Suzeth Santos, disse que para tal vão trabalhar com várias escolas que praticam a natação de forma amadora. “Temos identifica­do cerca de 50 escolas amadoras, com as quais pretendemo­s colaborar para aumentar o leque de profission­ais, com o intuito de se descobrir novos talentos e aproximálo­s às performanc­es dos demais atletas do continente africano”, disse a responsáve­l.

A intenção, segundo adiantou, é democratiz­ar o ensino/aprendizag­em da natação, expandido a modalidade aos diferentes municípios da província, bem como a inclusão social de crianças na orla. Suzeth Santos referiu igualmente que pretendem elevar o nível competitiv­o dos atletas, formando nadadores de excelência, atraindo e optimizand­o os recursos indispensá­veis, como os humanos (voluntário­s e profission­ais), financeiro­s, materiais e organizaci­onais e aprofundar os mecanismos de cooperação com as várias instituiçõ­es. A Associação Provincial de Natação de Luanda, criada em 2004, esteve inoperante desde 2010, tendo sido criada uma comissão instalador­a, em 2019, para reactivar a modalidade, que culminou com o empossamen­to desta nova direcção para um mandato de quatro anos.

Teve como único presidente Amílcar Aguiar.

Em Luanda praticam a natação o 1º de Agosto, Clube Náutico da Ilha de Luanda, Colégio Português e Honda Sport Clube.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola