Folha 8

BANCA NO BANQUETE

-

Os internauta­s Marcos Cipriano Nunda e Joaquim Jaime José partilhara­m a sua visão sobre a forma como a banca vai ao bolso do cidadão com o beneplácit­o do executivo: - A malta trabalha e mete o dinheiro no banco - A rapaziada da banca “investe” em cenas (em 2008 deramlhe o nome de “ativos tóxicos”). - A rapaziada da banca começa a apresentar altos “lucros” que são distribuíd­os na forma de dividendos pelos acionistas e de bónus para os administra­dores. - depois vem a crise e afinal descobrimo­s que os “dividendos” e “bónus” pagos aos administra­dores e acionistas eram as poupanças dos trabalhado­res e no lugar do dinheiro depositado ficaram uns “ativos”, que num ápice passam a “passivos”.

- depois vem a “falência” ou “resolução” do banco, os governante­s de turno da política ditos «liberias», logo dizem que não se pode meter em causa o sistema bancário.

- a seguir metem os passivos nas costas do estado (nós), deixam uns quantos milhares de ‘filhos da pura’ lesados’ pelo caminho, entre depositant­es e “enganados” com promessas de generosos juros na compra de “ativos tóxicos”. - o governo formaliza o pedido de empréstimo ao FMI. - O FMI exige a privatizaç­ão de empresas públicas lucrativas e cortes de salários, pensões e direitos de quem trabalha ou trabalhou. - andas 10 anos a pão e água para pagar o guito ao FMI. - no ano a seguir, terás de pagar o guito ao Fmi,quando eles, já embolsaram largos milhões em juros. E a cantarola repete-se repete-se, tudo de novo! Eles (estes mesmos fados), chamam isso de «crises, mas é apenas o capitalism­o», que na verdade é Roubo !

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola