Folha 8

A SAGA DOS FISCAIS GATUNOS

-

Atia é zungueira, tem um capital de 3 mil kwanzas. Acorda às 4h00 da madrugada, tenta passar cuidadosam­ente entre os filhos que dormem amontoados na sala, já na porta, a filha mais velha grita: mãe, já vais? sim filha, já vou! e a comida? hoje não tenho dinheiro” mas o bebê vai chorar muito” vai na vizinha, pede fuba de bombó e faz papa pra ele” e nós?” ---vocês aguentam assim mesmo... tchau filha” tchau mãe” Na porta ela chora por deixar os filhos sem comida, mas nada pode fazer porque ontem as bananas que seriam de lucro o fiscal jogou no chão, pisou e partiu a banheira. Os 3 mil que ela tem, ela nunca pode os gastar, porque se assim o fizesse eles nunca mais teriam o que comer...

Hoje ela vai ao mercado comprar abacates para revender no local onde o mesmo fiscal a aguarda.

Mas que escolha ela tem, deixou para trás 7 filhos e mais dois sobrinhos (filhos da sua falecida irmã). O marido morreu há um ano, baleado por um delinquent­e que tentava assaltar a loja onde ele era segurança. A indemnizaç­ão nunca chegou porque o dono da empresa preferiu pagar 2 milhões de kzs ao juiz que o absolveu. Já no mercado ela investe todo o dinheiro da sua vida (3 mil kzs) em 45 abacates, sendo 3 abacates a 200 kzs, ela tenciona vender a cada 100 kzs para ganhar 1500 kzs.

Ela hoje vai percorrer vários quilômetro­s, passar fome, apanhar porrada de fiscal, deixou seus filhos em casa desprotegi­dos, para ganhar... Ganhar? Não! Apenas para conseguir 1500,00 kzs, mas ela nem vai conseguir os 1500 kzs, porque você vai chegar e dizer: “Tia quanto é o abacate?”

- “é 100 pai” ---”hum, faz três 200” ”éh meu pai, também comprei esse preço meu pai... mas compra então na tua mamã”

Essas palavras você ouve, dás o teu truque de fingir que vais embora... aí a tia vê que são

17h00, não dá para levar os abacates porque podem apodrecer, pensa nas suas crianças, por desespero decide te vender pelo mesmo preço que ela comprou, te chama de volta.

Coloca os 3 abacates no saco, você lhe dá uma nota de 1000 kzs, ela dá-te o troco de 500 kzs, tu dás as costas e ela grita sorrindo:

”filho filho, toma os 300 que esqueceste”...

Você volta e recebe os 300 kzs, que talvez, nem te fariam tanta falta assim...

Chega já de escrever essa estória, chega! Mas é assim: a tia hoje vai levar para casa 900 kzs, porque muita gente teve a mesma atitude que a tua. A Tia hoje vai comprar comida de 900 kzs para 10 pessoas, não somente por culpa do... e seus fiscais, mas a culpa disso é de TODOS NÓS.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola