Folha 8

POLÍCIA NACIONAL DO MPLA VOLTA A ASSASSINAR

- TEXTO DE OSVALDO CAHOLO

Aviolência doméstica, os roubos, assaltos e delinquênc­ia, aumentam a cada dia que passa, nos bairros da periferia, fruto do desemprego, que não pára de crescer. No passado dia 28 de Março, um desemprega­do, recém alistado no exército da delinquênc­ia foi apanhado, em flagrante, pelos moradores que, prontament­e, chamaram a Polícia Nacional, como mandam as boas regras republican­as, para dissuadir, não só o lesado, como todos quantos quisessem fazer justiça por mãos próprias. Desengano!

E quando se esperava por uma atitude de serenidade, dos agentes da autoridade policial, eis que chegados ao local, numa clara demonstraç­ão de força, baseada na letalidade dos rebuçados e chocolates, “laborinhos”, típicos da Polícia Nacional do MPLA, antes mesmo de questionar­em as razões da agitação e ocorrência, desferem um tiro a queima roupa, precisamen­te, contra o cidadão, que havia apanhado o delinquent­e e telefonado para o piquete policial. Barbaridad­e! Esta acção, obviamente, causou a indignação dos populares, iniciada com uma onda de protestos, clamando por justiça. Foi assim que no 29 de Março, se formou a moldura humana, que rumou para a esquadra, clamando por justiça, justiça e mas respeito pela vida humana.

A Polícia é recorrente, a realidade não está assim tão distante das pessoas, que descobrira­m que os seus impostos sustentam, não agentes ao serviço do povo, mas sim de uma elite partidária, que utiliza a polícia, militares e SINSE/ SINFO para assassinar os seus próprios irmãos. A falta de legítima defesa das massas legitima os assassinat­os, discrimina­ção , humilhação e maus tratos. A dependênci­a a fome a programaçã­o política dos polícias torna- os escravos de um regime, que tudo faz para a manutenção do poder. Hoje o povo tem consciênci­a que o SIC, a Polícia em geral, são esquadrões da morte das vítimas da má- governação. Na camada “especial tem o SINSMPLA” ( Serviços de Inteligênc­ia e Segurança do MPLA) e o Exército, também, defendendo o MPLA. Qual foi, ou tem sido a postura do SIC ao longo destes anos? Abuso do poder, impunidade e arrogância contra os populares, que reclamam por órgãos imparciais. É preciso que a Polícia pare de disparar contra o povo, pois na Boa Esperança os cidadãos mostraram que os ânimos de todos estão a flor da pele e qualquer dia, haverá a Lei de Talião: olho por olho, dente por dente. Deveríamos evitar essa confrontaç­ão, para bem de todos, mas na falta de quem defenda o povo, este deve fazê- lo, em nome da vida.

 ??  ?? AGENTES DA POLÍCIA NACIONAL MALTRATAM O UM CIDADÃO
AGENTES DA POLÍCIA NACIONAL MALTRATAM O UM CIDADÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola