Folha 8

Trufas e caviar ao jantar

-

Recorde- se que, em Julho de 2008, os líderes das oito economias mais industrial­izadas do mundo ( G8), reunidos no Japão numa cimeira sobre a fome, causaram espanto e repúdio na opinião pública internacio­nal, após ter sido divulgada pelos órgãos de comunicaçã­o social a ementa dos seus almoços de trabalho e jantares de gala. Reunidos sob o signo dos altos preços dos bens alimentare­s nos países desenvolvi­dos – e consequent­e apelo à poupança -, bem como da escassez de comida nos países mais pobres, os chefes de Estado e de Governo não se inibiram de experiment­ar 24 pratos, incluindo entradas e sobremesas, num jantar que terá custado, por cabeça, a módica quantia de 300 euros.

Trufas pretas, caranguejo­s gigantes, cordeiro assado com cogumelos, bolbos de lírio de Inverno, supremos de galinha com espuma de raiz de beterraba e uma selecção de queijos acompanhad­os de mel e amêndoas carameliza­das eram apenas alguns dos pratos à disposição dos líderes mundiais, que acompanhar­am a refeição da noite com cinco vinhos diferentes, entre os quais um Château- Grillet 2005, que estava avaliado em casas da especialid­ade online a cerca de 70 euros cada garrafa.

Não faltou também caviar legítimo com champanhe, salmão fumado, bifes de vaca de Quioto e espargos brancos. Nas refeições estiveram envolvidos 25 chefs japoneses e estrangeir­os, entre os quais alguns galardoado­s com as afamadas três estrelas do Guia Michelin. Segundo a imprensa britânica, o “decoro” dos líderes do G8 – ou, no mínimo, dos anfitriões japoneses – impediu- os de convidar para o jantar alguns dos participan­tes nas reuniões sobre as questões alimentare­s, como sejam os representa­ntes da Etiópia, Tanzânia ou Senegal. Os jornais e as televisões inglesas estiveram na linha da frente da divulgação do serviço de mesa e das reacções concomitan­tes. Dominic Nutt, da organizaçã­o Britain Save the Children, citado por várias órgãos online, referiu que “é bastante hipócrita que os líderes do G8 não tenham resistido a um festim destes numa altura em que existe uma crise alimentar e milhões de pessoas não conseguem sequer uma refeição decente por dia”.

Para Andrew Mitchell, do governo- sombra conservado­r, “é irracional que cada um destes líderes tenha dado a garantia de que vão ajudar os mais pobres e depois façam isto”. A cimeira do G8, realizada no Japão, custou um total de 358 milhões de euros, o suficiente para comprar 100 milhões de mosquiteir­os que ajudam a impedir a propagação da malária em África ou quatro milhões de doentes com Sida. Só o centro de imprensa, construído propositad­amente para o evento, custou 30 milhões de euros.

 ??  ?? LÍDERES DAS OITO ECONOMIAS MAIS INDUSTRIAL­IZADAS DO MUNDO (G8), 2008
LÍDERES DAS OITO ECONOMIAS MAIS INDUSTRIAL­IZADAS DO MUNDO (G8), 2008
 ??  ?? DOMINIC NUTT, DA ORGANIZAÇíO BRITAIN SAVE THE CHILDREN
DOMINIC NUTT, DA ORGANIZAÇíO BRITAIN SAVE THE CHILDREN

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola