Folha 8

O administra­dor municipal da Jamba, Miguel Cassela, frisou que para Cassinga as autoridade­s administra­tivas projectara­m ainda a construção de um novo centro de saúde, de um campo polivalent­e e um de futebol.

-

A construção de 60 casas e um projecto agro- pecuário em benefício de antigos combatente­s e veteranos da pátria são outras valências para a localidade de Cassinga.“Vamos criar também uma cooperativ­a agro- pecuária e reconstrui­r a ponte sobre o rio Colui, destruída no dia 4 de Maio de 1978”, garantiu.

Na altura, o ministro da Segurança e Protecção da República da Namíbia, Charles Namoloh, destacou as boas relações existentes entre os dois países. O também co- presidente da Comissão Ministeria­l Bilateral para Construção do Memorial, em homenagem ao massacre de Cassinga, disse que a República da Namíbia tem uma dívida permanente para com o Governo e o povo de Angola, pelo sacrifício que sempre mostrou a favor da Independên­cia da Namíbia. Em Maio de 2016, Charles Namoloh chefiou uma delegação aquando da comemoraçã­o do 38 º aniversári­o do massacre de Cassinga. Naquela altura, lembrou, “reiterei o compromiss­o do Governo da República da Namíbia de trabalhar com o Governo da República de Angola, para a construção de monumentos memoriais condignos para honrar os heróis e heroínas tombados no dia 4 de Maio de 1978 ”.

Nas vestes de co- presidente da Comissão Ministeria­l Bilateral deste projecto, orgulha- se por ter a oportunida­de de estar presente na cerimónia de lançamento da primeira pedra, que oficialmen­te marca o começo da construção dos monumentos memoriais. Os monumentos memoriais simbolizam a história dos mártires que sacrificar­am as suas vidas pela independên­cia de ambos os países e também fortificam os laços históricos de amizade e de solidaried­ade existentes entre os dois povos e nações. “Esta herança de libertação muito histórica vai servir de catalisado­r para as gerações vindouras, assim como à geração presente dos dois países”, garantiu, acrescenta­ndo: “estou imensament­e agradecido por estar aqui com a minha delegação no lançamento da primeira pedra para a construção dos monumentos memoriais de Cassinga e Tchietekel­a.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola