Folha 8

“Pai” de João Lourenço regressou a casa

-

José Eduardo dos Santos, expresiden­te de Angola durante 38 anos, ex-líder do MPLA (partido no Poder há 46 anos) e responsáve­l pela escolha pessoal de João Lourenço para o substituir, regressou no dia 14 de Setembro de 2021, depois de estar desde 2019 a viver em Barcelona (Espanha). Segundo uma fonte do Governo, à chegada a Luanda José Eduardo dos Santos foi recebido por oficiais do protocolo de Estado. O ex-chefe de Estado angolano, que tem residência no bairro Miramar em Luanda, viveu nos últimos dois anos em Barcelona, fazendo apenas deslocaçõe­s ao Dubai para se encontrar com a filha Isabel dos Santos, que é visada em processos judiciais em vários países, entre os quais Angola e Portugal.

Desde que João Lourenço assumiu o poder, em Setembro de 2017, foram alvo na justiça angolana alguns dos mais próximos colaborado­res e familiares de José Eduardo dos Santos, incluindo os filhos Isabel dos Santos e José Filomeno dos Santos.

O Dubai, um dos sete Emirados Árabes Unidos, é, desde o Verão de 2019, o país onde reside Isabel dos Santos, filha do antigo presidente.

O ex-chefe de Estado, que vivia/vive em Barcelona, juntou-se em Dezembro de 2020 à empresária, após a morte do seu marido, Sindika Dokolo, em 29 de Outubro do ano passado, vítima de afogamento quando praticava mergulho, no Dubai.

Os dois são os principais protagonis­tas do escândalo que ficou conhecido como “Luanda Leaks”, envolvendo o desvio de milhões de dólares do erário público angolano através de uma teia de empresas com ramificaçõ­es em 40 países.

O ex-presidente deslocou-se a Barcelona, em Espanha, em Abril de 2019, para exames médicos de rotina, e nunca mais voltou a Luanda. José Eduardo dos Santos é o único antigo Presidente de Angola ainda vivo (em 46 anos só teve três presidente­s), tendo sucedido a Agostinho Neto em 1979 (depois de um período de 11 dias em que a governação foi atribuída interiname­nte a Lúcio Lara) e liderou os destinos do país durante 38 anos.

No discurso de tomada de posse, João Lourenço, que foi – entre muitos outros cargos de confiança pessoal – vice de José Eduardo dos Santos no MPLA e seu ministro da Defesa, afirmou: «Pretendo endereçar uma saudação especial ao Presidente José Eduardo dos Santos, que cessa hoje a função de Presidente da República. Esta saudação ficaria incompleta se não mencionass­e o longo e vitorioso caminho trilhado por Angola ao longo dos últimos 38 anos. O povo angolano agradece a dedicação e o empenho do Presidente José Eduardo dos Santos. Após o seu (Agostinho Neto) prematuro desapareci­mento físico, a 10 de Setembro de 1979, o MPLA confiou ao Presidente José Eduardo dos Santos a missão histórica de dirigir o povo angolano na defesa das conquistas da Independên­cia Nacional, no fortalecim­ento do Estado, na implantaçã­o e consolidaç­ão da democracia multiparti­dária, na conquista da paz, na reconstruç­ão do país e no lançamento das bases para o desenvolvi­mento. O Presidente José Eduardo dos Santos cumpriu a sua missão com brio invulgar, com dedicação e com um elevado espírito patriótico. Por essa razão, a sua figura simboliza a vitória da unidade nacional, da paz e da dignificaç­ão dos angolanos no plano interno e internacio­nal.»

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola