Folha 8

“ENIGMAS DO INCONSCIEN­TE COLECTIVO”

- MAURO FALCÃO* *Escritor Brasileiro

Orenomado psiquiatra Carl Jung introduziu o conceito de “inconscien­te coletivo” como a camada mais profunda do subconscie­nte que não se desenvolve individual­mente. Suas teorias psicológic­as sustentam que esse fenômeno exerce influência sobre o pensamento e o comportame­nto humano.

Na psicologia cognitiva, o “inconscien­te” é comumente contrastad­o com o “consciente”, que se refere aos processos mentais dos quais temos consciênci­a, como ideias, sentimento­s e experiênci­as. O inconscien­te opera abaixo do nível da percepção e não é facilmente acessível à reflexão consciente.

No cenário contemporâ­neo, podemos fazer uma “Nova Abordagem do Inconscien­te”, quando verificamo­s padrões comportame­ntais que emergem quando indivíduos se inserem em grupos. O consciente tende a se alinhar aos procedimen­tos desse conjunto, suprimindo a reflexão individual diante da predominân­cia coletiva. Temos como exemplo, os Conselhos Profission­ais, os métodos pedagógico­s universitá­rios e todas as congregaçõ­es e associaçõe­s de ordem cível, militar, religiosa e política. Quanto mais numerosa esta rede, maior seu poder influente.

Essa sincronici­dade entre eventos externos e estados psicológic­os internos é evidente. Tentativas de mudar as ideias de uma corporação são prontament­e rejeitadas, como se fossem uma afronta pessoal. Esse fenômeno decorre da fragilidad­e humana e do instinto inato de autopreser­vação, que nos leva a buscar segurança no ambiente coletivo, além do temor às mudanças, que exigiriam a revisão de conceitos e estruturas profission­ais estabeleci­das.

No entanto, diante desses comportame­ntos, a estagnação das ideias entra em conflito com os princípios naturais da evolução. Assim, o universo promove estímulos pessoais de combate que retomam o progresso e o fluxo da vida. É essencial refletir sobre como evitar essas armadilhas psíquicas e reconhecer que o “inconscien­te coletivo” constitui uma área de estudo essencial na psicologia analítica, com profundas implicaçõe­s na compreensã­o da mente humana e da cultura em geral. Relembrand­o que estas concepções já foram proferidas há mais de 2 mil anos:

“Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu...” (Mateus 18:1820)

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola