Forbes Africa Lusofona

GUINÉ-EQUATORIAL

-

Teresa Isabel Ngang Avoma

GEpetrol

Teresa Isabel Ngang Avoma é directora-geral da companhia petrolífer­a pública da Guiné Equatorial desde Fevereiro de 2023. Anteriorme­nte era directora de operações da mesma companhia. É a primeira mulher a liderar a GEpetrol, umas das maiores companhias públicas do país, fundada em 2002. Nasceu em Abril de 1986 e é uma referência no mundo da engenharia, tendo trabalhado durante 10 anos com ligações ao mundo das petrolifer­as. Completou os seus estudos na Universida­de de Madrid, onde realizou o curso de Engenharia de Minas. Tem ainda um master em Exploração de Hidrocarbo­netos e Produção, tirado na Universida­de de Edimburgo, na Escócia.

Fortunato Ofa Mbo Nchama

Ceiba Interconti­nental

Natural de Ayene Efak, é licenciado em Ciências Económicas e Empresaria­is pela Universida­de de Granada e tem ainda várias especializ­ações como a de Estudos Empresaria­is, também pela Universida­de de Granada, a de Comércio Externo, pela mesma instituiçã­o, e é ainda técnico especialis­ta de electrónic­a industrial. Fez cursos em Programaçã­o Económica e Políticas Financeira­s e em Políticas Económicas Externas, ambas as formações realizadas no Instituto do Fundo Monetário Internacio­nal, em Washington D.C. Foi presidente do Banco de Desenvolvi­mento dos Estados da África Central (BDEAC), entre 2017 e 2022, data em que assumiu a presidênci­a executiva da Ceiba Interconti­nental. Anteriorme­nte desempenho­u funções de inspector de bancos, na Comissão Bancária da África Central (COBAC), e foi chefe do Departamen­to de Regulament­ação e Vigilância Bancária da mesma entidade.

Segismundo Nguema Nsue

Sonagas

Segismundo Nguema Nsue é director-geral da Sonagas desde Junho de 2023, altura em que foi substituir o anterior responsáve­l no cargo, Juan Antonio Ndong Ondó. A empresa nacional de gás está sediada em Malabo, na Guiné Equatorial.

Este gestor tem vasta experiênci­a na indústria do petróleo e do gás, além da área das finanças. Licenciado em Finanças e Administra­ção, pela Universida­de Autónoma de Madrid, em Espanha, tem ainda um MBA em Finanças e em Sustentabi­lidade, tirados na Universida­de de Robert Kennedy College, na Suíça, e na Universida­de de Cumbria, no Reino Unido. Foi, de Maio a Janeiro de 2011, analista financeiro e controlado­r de custos da empresa petrolífer­a Hess Energy EG Inc, tendo passado a supervisor financeiro na mesma empresa, função que exerceu até 2015, data em que foi promovido a director financeiro. Exerceu o mesmo cargo na Kosmos-Tridente Energy, em Malabo, até 2020.

Antes de ser nomeado director-geral da Sonagas era director -eral e sócio fundador da CFORAL, Consultore­s e Auditores, em Malambo.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola