Jornal Cultura

“Nos passos silencioso­s das ondas”

- Texto e fotos: Gociante Patissa

Com o poema “Trabalhei, Trabalho e Trabalhare­i!”, Octávio Darwin, estudante da 12ª classe, foi o grande vencedor. Na segunda posição icou Jerónimo Cassinda, que estuda a 13ª classe, autor de “Amor Inédito”. O terceiro lugar coube a Júlio Teixeira, aluno da 10ª classe, autor do poema “Prudência”. Eduardo Maya, da 13ª classe, icou em quarto lugar com “Minha Angola”, ao passo que o júri atribuiu ainda menção honrosa a Silvestre Sanumbila, aluno da 12ª classe, pela “Vontade Impossível”.

Lançado em Março, para assinalar o Dia Mundial da Poesia, o concurso teve uma inscrição inicial de 53 textos de alunos com idade compreendi­da entre os 15 e 22 anos, numa iniciativa da Coordenaçã­o de Língua Portuguesa, em cooperação com o programa “Saber Mais” do Instituto Camões. A entrega de prémios teve lugar no passado dia 7 de Novembro. Para além dos certi icados de participaç­ão, os vencedores foram agraciados com dicionário­s, gramáticas e demais material didáctico, e ainda um dos títulos em prosa publicados no presente ano pela União dos Escritores Angolanos.

O director da EFPB, Mário Jacinto, defendeu a abordagem segundo a qual a escola, enquanto agente de preparação para a vida, deve enquadrar-se activament­e na vivência da comunidade que a rodeia. “É por isso que estamos sempre atentos à vossa forma de vestir, de pentear, de lidar uns com os outros, porque, como professore­s que sereis, o per il vai complement­ar a relevância do vosso conhecimen­to”, rematou.

Da parte do programa “Saber Mais”, que desde 2009 dinamiza as actividade­s extra-curricular­es naquela escola do segundo ciclo (antigo INE), o Jornal Cultura ouviu a professora Sónia Moreira, de nacionalid­ade portuguesa. “Penso que, com o trabalho e dedicação dos alunos e professore­s, e porque isso também parte da vontade dos professore­s, temos bons resultados”, disse. “Temos que ver que esses alunos não têm hábitos de escrita criativa, nem de leitura. Isso, tendo em conta que os poemas vencedores não tiveram grandes correcções”, completou.

Júlio Teixeira, o terceiro classi icado, conta que “a ideia começou quando a professora, na aula sobre texto literário, disse que os alunos podiam praticar a escrita”. Tal incentivo tornou-o colaborado­r da revista Fanzine EFPB, veículo rudimentar mensal.

Silvestre Sanumbila, 19 anos, distinguid­o com menção honrosa, dedica-se à escrita desde 2008. “Estou na especialid­ade de Matemática e Física porque sempre quis ser professor nesta área, mas também amo a literatura”, revelou.

Fizeram parte do júri membros da Direcção e da Coordenaçã­o de Língua Portuguesa da EFPB, bem como o Leitor do Instituto Camões em Benguela, Mário Reis.

 ??  ?? Júlio Teixeira
Júlio Teixeira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola