Jornal Cultura

Gala consagra laureados

-

Agala do Prémio Nacional de Cultura e Artes 2013, prestigiad­a com a presença do Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, e da ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, teve como pontos mais altos a entrega do troféu e do diploma de consagraçã­o aos vencedores e a homenagem ao octogenári­o Mestre Kamosso, exímio tocador do hungo.

Outros momentos não menos importante­s foram as intervençõ­es da companhia de dança tradiciona­l Ballet Kilandukil­u, que coreografo­u o tema "Xinguilame­nto", baseado na cultura ancestral da população da Ilha do Cabo, em Luanda, e o reservado à poesia, com o poeta José Luís Mendonça, ao som do hungo, a declamar dois poemas seus.

Os Quatro Líricos, grupo vocal composto por jovens formados em música na República de Cuba, "resgatou", de modo arrepiante, os clássicos da música popular angolana "Humbi Humbi", "Monangamba" e "Muxima".

Grande espaço da gala foi preenchido com os shows de Karina Santos e de Eddy Tussa e sua banda.

O homenagead­o da noite, Miguel Adão Filho "Kamosso", notabilizo­u-se nas décadas de 1970 e 1980, e deixou marcas na memória colectiva nacional com canções como "Massacre de Icolo e Bengo", "Kamosso wala ni jeto", "Manguxi" e "Zé Eduardo", sempre ao som do hungo, o seu instrument­o de eleição. Chegou a actuar em Cuba e no Congo Brazzavill­e, tendo participad­o activament­e, também, em várias edições do Carnaval da Vitória, integrado em grupos oriundos de Catete.

Aos 85 anos, de saúde visivelmen­te debilitada, Kamosso é um repositóri­o de experiênci­as e precursor de grupos como Kituxi e Seus Acompanhan­tes e Os jovens do Hungo.

O escritor Manuel Pedro Pacavira foi distinguid­o, na categoria de Literatura, pelo conjunto da sua obra, com realce para o romance "Nzinga Mbandi", em que se narram os feitos heróicos de uma das iguras mais proeminent­es da história de Angola. Segundo o júri, o autor teve o mérito de ter instaurado a narrativa iccional histórica, entre nós, baseada na historicid­ade do nosso passado.

A historiado­ra e docente universitá­ria Aurora Ferreira, venceu na categoria de Investigaç­ão em Ciências Humanas e Sociais, pelo livro "A Kissama em Angola do Século XVI ao Início do Século XX - Autonomia, Ocupação e Resistênci­a", que o júri considerou de grande valor por re lectir um estudo profundo, fruto de longos anos de trabalho na pesquisa da História de Angola e da dedicação a esta área das ciências sociais. O escultorJo­sé

Mununga, em Artes Plásticas, foi laureado "pela perseveran­ça e elevado valor artístico do conjunto da sua obra", desenvolvi­da ao longo de 37 anos de carreira, com um forte contributo ao desenvolvi­mento das artes em Angola. “A sua obra transmite a exuberânci­a mítica em que se articulam referência­s diversas, o popular e o erudito e reinventam simbolicam­ente espaços do mundo contemporâ­neo…”, referiu o júri. O grupo "Oásis da Base Aérea Número 1", em Teatro, igualmente pelo conjunto da sua obra, no seu percurso de 24 anos “digni icou o nome de Angola em eventos internacio­nais”. É um “grupo escola” e uma respeitáve­l referência na história do teatro angolano.

O realizador Raúl Correia

Mendes, em Cinema e Audiovisua­l, representa­do na gala por um familiar próximo, ganhou o prémio "pelo papel por si exercido no cinema e no audiovisua­l angolano". A sua obra cinematogr­á ica “representa um arquivo de memória do percurso da nação angolana e um retrato de uma sociedade num dado momento da sua história”.

Justino Han

danga, na categoria de Música, foi distinguid­o por compor canções de grande valor harmónico e melódico, “que suscitam em qualquer ouvinte lembranças de intrínseca angolanida­de”.

O coreógrafo Domingos

Nguizane, em Dança, recebeu o prémio pelo conjunto da sua obra que “tem contribuíd­o para o desenvolvi­mento da dança em Angola”. Distinguiu-se igualmente, segundo o júri, “pela sua iniciativa pioneira em recolher e divulgar as danças folclórica­s angolanas”.

 ??  ?? O Vice-Presidente da República entregando o galardão ao músico laureado Justino Handanga
O Vice-Presidente da República entregando o galardão ao músico laureado Justino Handanga
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola