1ªfei­ra­do Li­vro da CPLP

Uma cri­an­ça com li­vros pa­ra ler

Jornal Cultura - - Primeira Página - Jo­sé Luís Men­don­ça

Li­san­ge Yan­ge só tem três anos de ida­de. Qua­se cho­cá­mos com ela no hall de en­tra­da da gran­de ten­da bran­ca da pri­mei­ra Fei­ra do Li­vro da CPLP que en­cer­rou as su­as por­tas no pas­sa­do dia 29 de No­vem­bro. Na re­a­li­da­de, Li­san­ge vi­nha su­ma­men­te dis­traí­da, por es­tar con­cen­tra­da no pe­que­no li­vri­nho “A prin­ce­sa e o sa­po” que se­gu­ra­va com as du­as mãos co­mo um te­sou­ro. Na­que­le pe­núl­ti­mo dia da Fei­ra, os li­vros fo­ram ven­di­dos ao des­ba­ra­to. Úni­ca ilha do juiz Ade­li­no Yan­ge, a menina olha­va o mun­do à sua vol­ta, com os seus olhos de an­jo. “Sem­pre que saí­mos, car­re­ga­mos um ou dois li­vros. Ela gos­ta de li­vros”, ex­pli­ca o pai que diz que lê pa­ra a menina, nor­mal­men­te à noi­te e aos ins de se­ma­na. “O li­vro aju­da a for­mu­lar uma cons­ci­ên­cia po­si­ti­va e tam­bém aju­da na cons­tru­ção do pen­sa­men­to”, con­cluiu o juiz que edu­ca a ilhi­nha pe­lo exem­plo.

Li­san­ge é o sím­bo­lo da pri­mei­ra fei­ra do li­vro da CPLP: uma cri­an­ça a des­pon­tar, re­ple­ta de li­vros que ain­da não são li­dos, mas que o tem­po pro­me­te reu­nir num fu­tu­ro olhar al­fa­be­ti­za­do.

Uma cri­an­ça com li­vros pa­ra ler. As­sim vi­mos a fei­ra do li­vro da CPLP na ima­gem de ou­tra menina, a Kí­cia, tam­bém de três anos de ida­de, ci­o­sa do li­vro que não mos­trou se­quer pa­ra ver­mos o tí­tu­lo, guar­dan­do-o apres­sa­da­men­te no sa­co de com­pras da fei­ra.

Kí­cia

Li­san­ge

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.