Jornal Cultura

1ªfeirado Livro da CPLP

Uma criança com livros para ler

- José Luís Mendonça

Lisange Yange só tem três anos de idade. Quase chocámos com ela no hall de entrada da grande tenda branca da primeira Feira do Livro da CPLP que encerrou as suas portas no passado dia 29 de Novembro. Na realidade, Lisange vinha sumamente distraída, por estar concentrad­a no pequeno livrinho “A princesa e o sapo” que segurava com as duas mãos como um tesouro. Naquele penúltimo dia da Feira, os livros foram vendidos ao desbarato. Única ilha do juiz Adelino Yange, a menina olhava o mundo à sua volta, com os seus olhos de anjo. “Sempre que saímos, carregamos um ou dois livros. Ela gosta de livros”, explica o pai que diz que lê para a menina, normalment­e à noite e aos ins de semana. “O livro ajuda a formular uma consciênci­a positiva e também ajuda na construção do pensamento”, concluiu o juiz que educa a ilhinha pelo exemplo.

Lisange é o símbolo da primeira feira do livro da CPLP: uma criança a despontar, repleta de livros que ainda não são lidos, mas que o tempo promete reunir num futuro olhar alfabetiza­do.

Uma criança com livros para ler. Assim vimos a feira do livro da CPLP na imagem de outra menina, a Kícia, também de três anos de idade, ciosa do livro que não mostrou sequer para vermos o título, guardando-o apressadam­ente no saco de compras da feira.

 ??  ?? Kícia
Kícia
 ??  ?? Lisange
Lisange
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola