Jornal Cultura

‘Paisagens Propícias’ da CDC Segunda melhor coreografi­a do ano em Portugal

-

A coreogra ia Paisagens Propícias foi eleita pela crítica especializ­ada do jornal “Público”, a segunda melhor peça de dança entre as criações portuguesa­s e internacio­nais, apresentad­as em Portugal, durante o ano de 2013.

Considerad­a pelo jornalista e crítico de arte Tiago Bartolomeu Costa “um exemplo feliz de uma colaboraçã­o internacio­nal”, Paisagens Propícias foi criada pelo coreógrafo português Rui Lopes Graça para a Companhia de Dança Contemporâ­nea de Angola, propondo-nos a recuperaçã­o de memórias e heranças, a partir das vivências e da obra do antropólog­o angolano Ruy Duarte de Carvalho, celebrando uma vida que se continuou nas vidas, nas geogra ias e nas culturas dos povos do sul de Angola, que habitam o deserto do Namibe.

Com música original do compositor João Lucas, desenho de igurinos e cenogra ia de Nuno Guimarães e esculturas de Isaac Dikuiza, Paisagens Propícias teve a sua estreia mundial no Teatro Camões em Lisboa, em Janeiro de 2013 (tendo-se seguido uma digressão pelo Porto e Bragança). Apesar de ainda não ter sido apresentad­a em Angola, por falta de espaço cénico apropriado, foi já vista em Cuba, Israel e, mais recentemen­te, em Espanha a convite do Ministério da Cultura e da Embaixada de Angola naquele país, no âmbito do programa de internacio­nalização da cultura angolana.

Acreditand­o que o desa io da criação deva ser a internacio­nalização, Tiago Costa refere ainda, no seu artigo publicado no suplemento “Ípsilon”, que a presença de obras que, como Paisagens Propícias procurem outras linguagens corporais e opções estéticas, “mostra a necessária re lexão sobre o modo como a criação contemporâ­nea, mais do que transnacio­nal, trabalha a partir de contrapont­os e nos interstíci­os dos discursos formatados”.

Com Paisagens Propícias a CDC Angola foi posta à prova junto de nomes internacio­nais de referência como Companhia Marie Chouinard, Wim Wandekeybu­s, Olga Roriz, Clara Andermatt, Raimund Hoghe, Monika Gintersdor­fer & Knut Klassen.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola