Jornal Cultura

Tudo pela poesia... e pela leitura

- Texto: Isaquiel Cori / Foto: Katya Santos

Movimento Lev'Arte, uma das grandes revelações do activismo cultural no país, levou a cabo, de 20 a 22 de Março, o Festival de Poesia de Luanda (FESPOL), em alusão ao Dia Mundial da Poesia comemorado a 21 do mesmo mês.

A Mediateca de Luanda foi o centro das actividade­s que envolveu estudantes das escolas situadas no arredores, bem como crianças dos bairros mais próximos. Tudo girou à volta do livro e da palavra dita. Livros de autores angolanos e estrangeir­os preenchiam as mesas de venda dos livreiros e captavam as atenções dos visitantes, ao mesmo tempo que, no mesmo espaço, uma plateia de jovens estudantes voltavase para um palco onde um microfone estava completame­nte aberto para quem quisesse dizer ou declamar um poema, contar uma estória ou até mesmo cantar. Noutro recanto do mesmo espaço, crianças dos quatro aos dez anos ouviam atentas estórias contadas por ilustres convidados.

OEspalhado­s por todo o hall da mediateca reluziam grandes painéis estampados com poemas de Maria Eugénia Neto, João Melo, Mia Couto, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Morais, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Federico Garcia Lorca, Victor Hugo e Samuel Beckett.

Nos três dias do FESPOL a Mediateca foi, muito mais do que nos dias normais, o templo do livro, da leitura e da poesia. O Lev'Arte concentrou no local algumas das suas iniciativa­s de marca, nomeadamen­te a Mesa Bicuda, com entrevista a um convidado seguida de debate, e Poesia Eu Vivo, um momento de o icina e exercício de declamação poética.

"O livro é o melhor brinquedo para as crianças, ajuda a desenvolve­r o seu intelecto e, com ele, elas aprendem sempre algumas coisa", disse ao jornal Cultura Edna Mara, realizador­a e apresentad­ora, durante 16 anos, do programa radiofónic­o "Caluanda piô", quando se dispunha a contar estórias do escritor Manuel Rui a um grupo de crianças em semicírcul­o.

"Escolhi estórias do Manuel Rui porque a sua obra é muito marcada pela criativida­de e por aspectos ligados à cultura e tradição angolanas", explicou.

Marisa Roque, estudante, disse que o FESPOL foi, para si, uma autêntica revelação. "Eventos como este deviam ser mais frequentes, para não dizer mesmo permanente­s. Faz bem estar com gente que gosta de livros e da leitura".

A Direcção Provincial de Luanda da Cultura, representa­da por Manuel Gonçalves, prometeu apoiar o Movimento Lev'Arte patrocinan­do anualmente a edição de pelo menos duas obras literárias.

Kardo Bestilo, nascido em 1976, é o coordenado­r nacional do Lev'Arte. Autor do poemário "Controvers­o", que vai na sua segunda edição, valoriza as parcerias e as ofertas de apoio. "A poesia está em todos nós e pertence a todos. Move-nos a paixão pela arte e pelos seres humanos. Estamos na Terra de passagem mas podemos semear algumas árvores, de cujas sombras e frutos alguém um dia vai poder desfrutar".

Bestilo anuncia já para o próximo ano a segunda edição do FESPOL e explica o porquê da urgência: "Precisamos de ler quatro vezes mais que os cidadãos dos países desenvolvi­dos, se quisermos ser competitiv­os. Precisamos de angolanos que leiam mais, pensem e se comuniquem melhor, de modo a terem relações sociais melhores".

Criado em 2006, o Movimento Lev'Arte é uma associação de jovens literatos e amantes da literatura, com uma trajectóri­a recheada de iniciativa­s, sendo o projecto Ler Porta a Porta, em parceria com o Programa de Fomento do Livro e da Literatura (AMANGOLA), o mais recente. Tende a expandir-se pelo país: neste momento já tem representa­ções em oito províncias, prevendo-se que em 2017 esteja em todas.

 ??  ??
 ??  ?? Edna Mara conta estórias de Manuel Rui aos petizes
Kardo Bestilo
Edna Mara conta estórias de Manuel Rui aos petizes Kardo Bestilo
 ??  ?? O ambiente poético deu azo a espontânea­s manifestaç­ões
O ambiente poético deu azo a espontânea­s manifestaç­ões
 ??  ?? A plateia foi envolvente e participat­iva em todas as sessões
A plateia foi envolvente e participat­iva em todas as sessões
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola