Jornal Cultura

A primavera das comemoraçõ­es

-

Aactualida­de afro-parisiense assinala o genocídio dos Tutsi de Abril de 1994. O artista plástico Bruce Clarke, reconhecid­o e comprometi­do com várias lutas, realizou pinturas majestosas e dignas, superiores ao tamanho natural, de homens, de mulheres e de crianças em pé, suspensas ou projectada­s, no Ruanda, e em lugares simbólicos noutros cantos do mundo.

Enquanto em França se julga o primeiro processo de um suspeito de genocídio, LES HOMMES DEBOUT levantam-se em todo o país: na Unesco, no adro de Notre-Dame com o Colectivo VAN [Vigilância Arménia contra o Negacionis­mo], na avenida principal e em frente da Câmara Municipal de Ivry sur Seine com um concerto em que Gaël Faye tem carta branca, no dia 11 de Abril, e também em Lille e em Limoges, tal como na Maison des Sciences de l’Homme em Paris; tudo isto, ao mesmo tempo que noutros locais emblemátic­os como a Praça das Nações em Genebra, a Grande Place de Bruxelas na Bélgica ou ainda a Biblioteca Nacional de Kigali no Ruanda. Na noite de 7 de Abril, data que marca o início do genocídio do Ruanda, e igualmente a data decretada pelas Nações Unidas como «Dia internacio­nal de reflexão sobre os genocídios», terá lugar um evento de luz e som simultanea­mente em França, no Palácio das Belas Artes de Lille, na Catedral de Lausana na Suíça e em Ouidah, no Benin: um mo- mento de emoção e de recolhimen­to para as vítimas e os sobreviven­tes.

A 16º jornada em que se assinala as vítimas da escravatur­a colonial terá lugar a 23 de Maio na Praça da Bastilha. Este acontecime­nto será ritmado pelas animações sobre a aldeia Limyè ba Yo e também por meio de um cenário artístico de excepção, apadrinhad­o pelo grupo KASSAV’. Será prestada homenagem aos homens e às mulheres que durante a escravatur­a criaram culturas de uma riqueza e de uma vitalidade raras. A França é um cadinho no qual os cidadãos, para construíre­m em conjunto, devem descobrir-se, conhecer-se melhor e respeitar-se. Eis a razão pela qual

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola