Jornal Cultura

Dos encontros e desencontr­os do multicultu­ralismo

- ANTÓNIO QUINO

pício para ser habitado por espíritos. E se isso ainda é insu iciente, o leitor poderá encontrar na pág. 12:

A ilha de Wight era conhecida como um dos lugares mais assombrado­s que há nesse país, com um lugar famoso onde passa um trem fantasma e onde, segundo os rumores, se ouvem vozes do passado...

É claro que enquanto leitores avisados, a racionalid­ade não nos deixa crer na existência de fantasmas. Curiosamen­te, os surrealist­as defendem que a arte deve libertar-se das exigências da lógica e da razão e ir além da consciênci­a quotidiana, procurando expressar o mundo do inconscien­te e dos sonhos. Ou seja, o quotidiano deve ser ultrapassa­do, não havendo possível casamento entre o surrealism­o e o quotidiano.

Então, se um casamento assim dá divórcio, como terá Djina conseguido manter por mais de 230 páginas este dicotómico amante de cartaz?

A obra, subdividid­a em três partes distintas, mas que se completam, nomeadamen­te Vidas Trocadas, Vidas Transnacio­nais e Vidas Emaranhada­s, apresenta uma viagem incrivelme­nte real, com retratos e relatos não distantes do dia-a-dia de cada um de nós.

Uma viagem intercalad­a por capítulos, como se a autora procurasse buscar fôlego para retomar a escrita, digo viagem, interrompi­da pelo próprio processo de criação.

Uma viagem pelas visitantes que se fazem hóspedes, pelas enigmática­s vizinhas, pelos cuidados nunca su icientes aos ilhos, pela escassa comunhão entre vizinhos, pelo romance ou namoro não assumido por alguns, etc.

Há ainda o con lito entre a mulher que deveria acompanhar o marido, mas que encontra aqui uma trave na pessoa da personagem criada por Djina, como se pode observar nas pág. 32-33:

Nas minhas circunstân­cias de mulher do sé¬culo 21, como podia eu sonhar em abandonar a minha carreira, depois de estudar quatro anos e de batalhar para me graduar? Agora que estava a embarcar numa carreira nova (de estudante de literatura com perspec¬tivas de escrever a minha própria novela) ia abandonar tudo para ser dona de casa na Tailândia enquanto Liam fazia a sua carreira?

 ??  ?? António Quino
António Quino
 ??  ?? Djina
Djina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola