Jornal Cultura

“Estórias além do tempo” em Lisboa

-

Na continuida­de do seu projecto de facilitar a difusão da literatura angolana no país e no estrangeir­o através da edição ou do apoio à edição de antologias, a União dos Escritores Angolanos (UEA), em parceria com a Texto Editores (do grupo Leya), lança, no dia 7 de Novembro, em Lisboa, Portugal, a antologia “Estórias Além do Tempo”, um conjunto de quarenta e dois (42) contos de escritores angolanos.

Organizada por Domingas de Almeida, sob orientação de Adriano Botelho de Vasconcelo­s, a obra procura, segundo uma nota informativ­a da UEA, assinada pelo seu secretário-geral, Carmo Neto, “na sua essência, valorizar a cultura tradiciona­l angolana através de temáticas mais contemporâ­neas ligadas ao quotidiano, onde o leitor universal pode interioriz­ar segmentos da literatura nacional devidament­e representa­da pelos dezassete (17) autores”.

Dessa forma, a UEA, acrescenta a nota, “persegue o seu compromiss­o de continuar a contribuir para internacio­nalizar a literatura angolana, apresentan­do ao leitor europeu um cardápio de autores e textos diversi icados, capazes de oferecer opções temáticas e estéticas diferencia­das entre si, mas dentro dum campo de similitude­s intranacio­nais”.

Os escritores Arnaldo Santos, Carmo Neto, Dario de Melo, Fragata de Morais, Henrique Abranches, Henrique Guerra, Isaquiel Cori, João Melo, João Tala, José Eduardo Agualusa, José Samwila Kakweji, Luís Fernando, Marta Santos, Ondjaki, Pepetela, Roderick Nehone e Sónia Gomes “corporizam as estórias que seguem além do tempo”.

O lançamento acontecerá na tarde do dia 7 de Novembro, na zona do Marquês, em Lisboa e, do programa do evento, prevê-se um diálogo com os autores presentes no local, sessão de autógrafos, fotogra ia de "família" e leitura de alguns contos.

Com a edição da obra por uma editora portuguesa e o lançamento da mesma com “recheio” cultural num local tradiciona­l de Lisboa, a União dos Escritores Angolanos procura pôr em evidência alguns dos seus objectivos essenciais, nomeadamen­te promover a defesa da cultura angolana como património da Nação e promover os valores culturais nacionais.

De referir que a UEA já publicou as antologias de contos “Caçadores de Sonhos”, organizada por Adriano Botelho de Vasconcelo­s, Neusa Dias e Tomé Bernardo, “Caçadores de Sonhos”, organizada por Domingas de Almeida, e “Balada dos Homens que Sonham”, por António Quino. Qualquer uma destas antologias está traduzida em várias línguas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola