Jornal Cultura

BONGA: LAVRA DE JINDUNGO CRESCEU

- JOSÉ LUÍS MENDONÇA|

Existe um belo trecho da música de Bonga, “Elia wayé, kalunga nguma wa mwambata”, co-interpreta­do pela cantora norte-americana Tracy Chapman que faz deste grande intérprete o verdadeiro embaixador da música angolana. A sua voz de lixa iníssima, a incontorná­vel colagem à tradição são garantias de plena originalid­ade na grande plantação desta arte nobre. Nos anos 70, sai o seu álbum Angola 72 que o lança poderosame­nte na world music. Daí até Bairro, o último trabalho do cantor, produziu 38 CDs e umas 5 centenas de canções. A sua música inclui canto de intervençã­o contra o colonialsm­o e as injustiças sociais. Inclui folclore e expressão das mágoas e alegrias do povo angolano. Um percurso que saiu do Marçal, chegou à França e retornou a Angola, já sem o cabelo à Jimmy e a barba hirsuta, agora de óculos escuros, para receber, depois do prémio Nacional de Cultura e Artes em 2010, pelos “muitos e intensos anos de vida artística permanente­mente consagrado­s à defesa, promoção e divulgação da alma rítmica da música de Angola”, a mais alta distinção honorí ica da França no domínio da cultura.

Na verdade, no dia 10 de Dezembro, na Residência de França em Luanda, o Embaixador Jean-Claude Moyret, condecorou Bonga Kwenda ( José Adelino Barceló de Carvalho) com as insígnias de Cavaleiro na Ordem das Artes e Letras. Em França, no início dos anos 70, ele frequentou assiduamen­te o mundo da música em Paris, bem dinâmico na altura. A França foi o seu país de acolhiment­o antes da independên­cia de Angola e Bonga mantém no país de Edith Piaf o seu coração.

A cerimónia de condecoraç­ão das insígnias das Artes e Letras desenrolou-se num ambiente muito caloroso ao ritmo da música, obviamente, mas também das danças tradiciona­is e dos cantos em Kimbundu, principal idioma falado na província de Luanda.

Hoje, o “Kaombo é que pica” o percurso artístico de Barceló de Carvalho. “Lavra de jindundo cresceu/ plantação virou roça”, como apregoa o génio inventivo do cantor .

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola