Jornal Cultura

OLIVEIRA LUÍS É ESCRITOR REVELAÇÃO

-

O escritor Oliveira João Luís, com o romance “Entre a verdade e a mentira”, foi sagrado vencedor do Prémio Sonangol Revelação 2015. Carlos Nelson Álvaro Sebastião, com “Uma noite e três sonhos”, foi galardoado com menção honrosa. O júri, capitanead­o pelo escritor Cornélio Calei, que também é secretário de Estado da Cultura, apresentou o resultado do concurso na sede da União dos Escritores Angolanos.

Oliveira Luís nasceu em Malange, a 16 de novembro de 1955. O premiado recebe o prémio, no valor de um milhão de kwanzas, no dia 25 de Fevereiro, data em que a Sonangol faz anos.

O domínio da língua portuguesa e a qualidade da narrativa sustentara­m a decisão do júri, segundo Cornélio Calei, além das “verdades escondidas nas letras”. Essa última menção, que só poderá ser plenamente aquilatada com a leitura do livro, que em princípio vem a público na data da entrega do prémio, já aguça a curiosidad­e dos leitores mais atentos.

A edição deste ano do Prémio Sonangol revelação registou uma participaç­ão de recorde de 163 obras, número que contrasta brutalment­e com as 25 participaç­ões de 2013.

Victor Amorim Guerra foi o galardoado da edição anterior do concurso, com a obra

“Cantos do Céu e da Terra”. Aberto à participaç­ão de autores angolanos sem obra publicada nos domínios literário e da investigaç­ão cientí ica, este prémio é bienal e é uma parceria entre a Sonangol e a UEA.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola