Jornal Cultura

ORDEM SAGRADA ESPERANÇA PARA O PAPA PAULO VI

-

A Fundação Dr. António Agostinho Neto (FAAN) instituiu recentemen­te a, título honorí ico que se destina a galardoar ou distinguir, em vida ou a título póstumo, os cidadãos nacionais ou estrangeir­os que se notabiliza­ram por actos excepciona­is ou quem houver prestado serviços relevantes à luta de libertação nacional em Angola.

A Ordem Sagrada Esperança foi outorgada pela primeira vez, a 5 de Março de 2015, na cidade do Vaticano, a título póstumo, à Sua Santidade Papa Paulo VI, de nome próprio Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini, em reconhecim­ento pela audiência privada concedida, em Julho de 1970, aos três líderes dos movimentos de libertação de Angola, Guiné e Cabo Ver- de e Moçambique nomeadamen­te Agostinho Neto, Amílcar Cabral e Marcelino dos Santos.

O acto aconteceu no decorrer da Conferênci­a Internacio­nal sobre “O contributo do Beato Papa Paulo VI da Igreja Católica e da Itália no processo das independên­cias dos países africanos: o caso dos PALOP”, que teve lugar no an iteatro da Rádio Vaticano tendo sido entregue pela Senhora D. Maria Eugénia Neto, Presidente da Fundação e viúva do Presidente Fundador da República de Angola, ao Reverendo Padre Federico Lombardi, Porta-voz do Vaticano e Director da Rádio Vaticano. A Dra. Irene Neto, presidente do conselho de administra­ção e o Sr. Amarildo da Conceição, administra­dor executivo integraram a delegação da Fundação Dr. António Agostinho Neto.

A acompanhar a Ordem Sagrada Esperança, a Presidente da Fundação fez a também a entrega de um cristal com motivos de Agostinho Neto e da sua obra poética. O certificad­o do título honorífico ficará na Santa Sé e outra cópia será remetida à Fundação Paulo VI.

Destacadas iguras do Clero estiveram presentes tais como Sua Eminência o Cardeal Francis Arinse, Decano dos Cardeais africanos junto a Santa Sé e o Reverendo Padre Federico-Lombardi, entre outros. O Eng.º Paulo Kassoma che iou a delegação do MPLA composta pelo Dr. Julião António, Presidente do Tribunal de Contas, Gene- ral Rui de Sá “Dibala”, Dra. Suzana Inglês e Dra. Fátima Viegas. Participar­am ainda na conferênci­a o Comandante Pedro Pires, ex-Presidente­da República de Cabo-Verde e presidente da Fundação Amílcar Cabral,Embaixador­a Ana Maria Cabral, viúva de Amílcar Cabral, o Secretário Geral da CPLP, MuradeMura­rgy.

O evento contou com a presençado­s Embaixador­es de Angola, Moçambique e Cabo Verde acreditado­s na Itália, bem como de estudantes universitá­rios, intelectua­is italianos e da diáspora dos PALOP. O referido evento foi realizado sob a égide da Associação dos Jornalista­s Africanos da Rádio Vaticano, pelo Centro de Estudos Populorum Progressio Angola, Associação Cultural Fi ito&Bumbulum, Ponti ícia Universida­de Antonianum e com o apoio de distintas instituiçõ­es guineenses, cabo-verdianas na diáspora em Itália, onde se destacaram os jovens Filomeno Lopes da Guiné Bissau e Domingos das Neves de Angola que com ousadia e elevada consciênci­a patriótica decidiram relembrar o passadopar­a conhecimen­to das novas gerações e perspectiv­ar o futuro.

 ??  ??
 ??  ?? Entrega da ordem no Vaticano
Entrega da ordem no Vaticano
 ??  ?? Eugénia Neto com o Papa Francisco
Eugénia Neto com o Papa Francisco
 ??  ?? Aspecto da conferênci­a
Aspecto da conferênci­a
 ??  ?? Papa Paulo VI
Papa Paulo VI

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola