Jornal Cultura

Im d s mana a

- MARIA CAETANO |

Realizou-se nos dias 27 e 28 de Março de 2015 o Festival Internacio­nal de Jazz de Cape Town, no Centro Internacio­nal de Convenções. Foram mais de 40 os artistas, de múltiplas nacionalid­ades, que actuaram neste prestigiad­o Festival de Jazz, que comemorou a sua décima sexta edição este ano.

A variedade e qualidade dos artistas têm sido a fórmula de sucesso deste festival, que atrai anualmente milhares de visitantes à África do Sul. Este ano não foi excepção, apresentan­do um alinhament­o composto pelos melhores nomes do jazz internacio­nal, como Amel Larrieux (EUA), Basia Trzetrzele­wska (Reino Unido/Polónia), Courtney Pine (Reino Unido), Dirty Loops (Suécia), Gerald Clayton Trio (EUA), Sons Of Kemet (Reino Unido), Purbayan Chatterjee & Talvin Singh (Reino Unido /India), Wallace Roney Quintet Ft Lenny White & Buster Williams (EUA), Al Jarreau (EUA), Andrea Motis And Joan Chamarro (Espanha), Cannibal Ox (EUA), Dee Dee Bridgewate­r & Irvin May ield With The New Orleans Jazz Orchestra (EUA), Jason Miles (EUA), Mr Cheeks (EUA) e Thundercat (EUA), entre outros.

Os an itriões actuaram nos cinco palcos do festival, baptizados com os nomes de Kippies, Basil “Manenberg” Coetzee, Moses Molelekwa, Bassline e o famoso e aclamado Rosies. É o caso de artistas como Beatenberg, Claude Cozens Trio, Delft Big Band, Madala Kunene, The Mahotella Queens, Melanie Scholtz, Naima Kay, Sipho "Hotstix" Mabuse, The Brother Moves On, Zoe Modiga, Donald, Gavin Minter, Heath ield High School Jazz Band, Jitsenic, Mike Perry's, Naima Mclean, Prophets Of Da City, Ringo Madlingozi e The Paci ic Express.

Aproveitan­do o entusiasmo e a amplitude do festival, para além dos concertos, e como já vem sendo hábito, foram igualmente integradas no programa diversas actividade­s dirigidas aos fãs do evento, que decorreram durante a semana de 21 a 28 de Março: workshops de música, fotogra ia, moda e jornalismo e diversas exposições.

O Festival Internacio­nal de Jazz de Cape Town tem crescido de forma signi icativa ano após ano, tornando-se numa importante bandeira para a Cidade do Cabo, contribuin­do assim para a divulgação da música Jazz, do turismo e, claro, para o desenvolvi­mento económico da região.

Ao longo dos anos, o festival tem atraído um público cada vez maior de todos os cantos do país e do mundo e mais uma vez os bilhetes esgotaram, fazendo da edição de 2015 um verdadeiro sucesso, e provando que a musica jazz está de "boa saúde". Cape Town, uma cidade inesquecív­el

Cape Town, ou Cidade do Cabo, é a cidade an itriã do Festival de Jazz. Muitos dos visitantes aproveitam o Festival, para fazer umas pequenas férias nesta cidade cosmopolit­a, considerad­o um destino imperdível da África do Sul, repleta de animação, beleza natural e história.

A cidade oferece também várias opções de lazer, bons restaurant­es, compras e uma vida cultural muito rica.

Visitar a expressiva e imponente Table Mountain (Uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo), dar um mergulho nas lindíssima­s banhadas pelo Oceano Atlântico e o Índico, dirigir pela Champan’s Peak Drive, conhecer o Cabo da Boa Esperança (um dos pontos geográ icos mais importante­s do continente africano), passar pela V&A Waterfront (é uma área ideal para passeios, compras e entretenim­ento) e a região dos vinhos de Stellenbos­ch são passeios imperdívei­s e que proporcion­am paisagens maravilhos­as e inesquecív­eis!

 ??  ?? Yvonne Chaka Chaka
Yvonne Chaka Chaka
 ??  ?? Jarreau Cropped
Jarreau Cropped

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola