Dia In­ter­na­ci­o­nal dos Mo­nu­men­tos e Sí­ti­os

Jornal Cultura - - Eco De Angola -

Aa­bor­da­gem em tor­no da pro­tec­ção e va­lo­ri­za­ção do Pa­tri­mó­nio Cul­tu­ral tem ocu­pa­do, ca­da vez mais, es­pa­ço jun­to da so­ci­e­da­de, jus­ta­men­te, por ser uma das prin­ci­pais for­mas de pre­ser­va­ção da Cul­tu­ra co­mo fac­tor de Iden­ti­da­de e, até mes­mo, co­mo vec­tor do de­sen­vol­vi­men­to so­ci­o­e­co­nó­mi­co.

Sim­ples­men­te, a con­ser­va­ção dos bens que com­pre­en­dem o Pa­tri­mó­nio Cul­tu­ral é bas­tan­te exi­gen­te do pon­to de vis­ta téc­ni­co e de investimento mui­to dis­pen­di­o­so. As ac­tu­ais di icul- da­des dos paí­ses em de­sen­vol­vi­men­to não per­mi­tem ac­ções de fun­do na re­cu­pe­ra­ção do pa­tri­mó­nio, de­cor­ren­do daí o gran­de pe­ri­go de se ve­ri icar a per­da de mui­tos tes­te­mu­nhos do nos­so pas­sa­do his­tó­ri­co.

As rá­pi­das trans­for­ma­ções que se ope­ram nas ci­da­des an­ti­gas do nos­so País, acen­tu­am a ne­ces­si­da­de de uma re le­xão em tor­no da pro­tec­ção do nos­so pa­tri­mó­nio e de uma ac­ção ime­di­a­ta e glo­bal pa­ra a sua re­cu­pe­ra­ção e va­lo­ri­za­ção, ten­do em con­ta que os va­lo­res des­se mes­mo pa­tri­mó­nio in­ter- vêm na comunicação en­tre os in­di­ví­du­os ou re­giões, pro­mo­ven­do os va­lo­res da Uni­da­de Na­ci­o­nal.

Es­te ano, a co­me­mo­ra­ção do Dia In­ter­na­ci­o­nal dos Mo­nu­men­tos e Sí­ti­os, no nos­so País, te­ve co­mo des­ta­que o re­co­nhe­ci­men­to me­re­ci­do de um lo­cal de ex­tre­ma im­por­tân­cia pa­ra a nos­sa Me­mó­ria Co­lec­ti­va. Re­fe­ri­mo-nos ao Sí­tio His­tó­ri­co da Ba­ta­lha de Mbwi­la (Am­bui­la), si­tu­a­do na lo­ca­li­da­de de Zon­da, no mu­ni­cí­pio de Dan­ge-Ki­te­xe (Ui­ge).

Por oca­sião da efe­mé­ri­de, a mi­nis­tra da Cul­tu­ra, pro­ce­deu ao des­cer­ra- men­to da Pla­ca e a en­tre­ga o ici­al do Di­plo­ma de Clas­si ica­ção ao go­ver­no pro­vin­ci­al do Ui­ge, re­co­nhe­cen­do o re­co­nhe­ci­men­to (Cla­si ica­ção Na­ci­o­nal) ao sí­tio co­mo sen­do um sím­bo­lo da re­sis­tên­cia à ocu­pa­ção co­lo­ni­al dos rei­nos em An­go­la. A Ba­ta­lha de Mbwi­la ocor­reu em 29 de Ou­tu­bro de 1665. O exér­ci­to do Rei­no do Kon­go aca­bou der­ro­ta­do pe­las tro­pas co­lo­ni­ais por­tu­gue­sas e o Rei do Kon­go Vi­ta-aN­kan­ga (António I) que rei­nou en­tre 1661 - 1665 e co­man­da­va o exér­ci­to foi de­ca­pi­ta­do .

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.