Jornal Cultura

O REGRESSO TRIUNFAL DE CONGO SATCHMO

- SIMÃO SOUINDOULA

E a principal caracterís­tica da digressão empreendid­a em Leopoldvil­le, em Outubro de 1960, pelo trompetist­a afro-americano Louis Amstrong , tournée que foi imortaliza­da pelo inevitável Joseph Kabasele na sua antológica canção – Okuka Lokole – na qual retoma A alcunha do cantor da Nova Orleães, Congo Satchmo. O Grand Kalle realça aí a virtuosida­de instrument­al da zona boémia de Storyville.

Cognome que colou bem ao compositor da ex- esclavagis­ta Louisiana, nova terra de instalação massiva dos ntekua, Amstrong foi acolhido na capital do Congo recém independen­te numa tipóia como a imagem de um verdadeiro nfumu. O conjunto All Stars tocou no estádio Tata Raphael, perante 100 000

espectador­es. Lenda viva em África, o instrument­ista de Mississípi vem a Leopoldvil­le, na sua vontade de promover universalm­ente o blues e o gospel, abençoar o African Jazz, o OK Jazz e o Rock-a-Mambo de Jean Serge Essous, que logo nos ins dos anos 50 modernizar­am a música congolesa sem sintetizad­ores.

A sua passagem criou um verdadeiro quadro emulativo à semelhança das tórridas coreogra ias dominicais do Congo Square da No- va Orleans. Não é por acaso que Louis Amstrong atravessou o rio para o um concerto em Brazzavill­e.

E a concorrênc­ia entre os fazedores do jazz das duas margens, que muitas das vezes izeram parte dos mesmos conjuntos, será, durante anos, cerrada.

O jazz congolês seguiria a sua própria via, próxima da rumba cubana sem as particular­idades de Satchmo: timbre de voz e improvisaç­ão.

Os objectivos da tournée de Amstrong foram artísticos mas igual e claramente políticos. Com toda a sua discrição e generosida­de habituais, ele fora apoiar Patrice Emery Lumumba, vítima de cruéis intrigas, e que seria assassinad­o quatro meses depois.

 ??  ?? Louis Armstrong chega a Leopoldvil­le, cumpriment­ado pelo director de Cultura congolês, Albert Mongita, em 1960
Louis Armstrong chega a Leopoldvil­le, cumpriment­ado pelo director de Cultura congolês, Albert Mongita, em 1960
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola