Jornal Cultura

“Mulher Africana” na Galeria Tamar Golan

-

“Mulher Africana”, a exposição do artista plástico congolês Mishika Toussaint Olivier ´Mistous´, patente de 11 a 27 deste mês, na Galeria Tamar Golan-Fundação Arte e Cultura, em Luanda, tem, como o título denuncia, a mulher como pano de fundo desta pincelada, num exercício de respeito e estima à mulher africana dentro da sociedade: a mulher que não tem vergonha de amamentar o seu ilho, as zungueiras que trabalham carregando os ilhos nas costas.

Nestas obras apresentad­as por Mistous, refere o artista plástico Kabudi Ely, se destaca a sua tendência impression­ista, fundamenta­da com a visão pessoal do artista de que “para saber o futuro, devemos olhar para o passado, que, por sua vez, nos ensinará como devemos andar no presente”.

Kabudi alerta aos visitantes desta exposição que abordar “Mulher Afri- cana” de forma leve ou mesmo analisar na perspectiv­a hermenêuti­ca a pintura apresentad­a, passa pela resolução do problema da compreensã­o dos contextos sociais onde ele nasceu, cresceu e desenvolve­u as suas actividade­s, desa iando-nos agora a ponderar a mulher como a heroína dos tempos mais recentes.

Mishika Toussaint Olivier ´Mistous´ nasceu a 29 de Novembro de 1977. Filho de Misky Gerard Amoorght e Mbuyi Dois. Frequentou o Instituto Médio de Belas Artes de Kinshasa, e transitou para o ensino superior na mesma área, na qual se formou como Artista Plástico. Pai de dois ilhos, actualment­e reside em Angola (Luanda). Membro da União Nacional dos Artistas Plásticas (UNAP) desde 2012, realizou exposições na RDC e em Angola.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola