Jornal Cultura

ADMIRO APRECIA MATIAS DAMÁSIO E SONHA GRAVAR COM HEAVY C

- MATADI MAKOLA

e, juntamente com os restantes vencedores, poderá também frequentar­o curso de Música ministrado pelo Complexo de Escolas de Artes (CEART), afecto ao ministério da Cultura.

Admiro Botelho Simão não é assim tão desconheci­do, embora ainda seja um nome a considerar nos salões da fama da música do hoje. É possível visualizar no youtube um vídeo da sua música ´Afrokina´, um afro-house saído em 2012 e que já tem estado a rolar nos canais de televisão. Não é só um cantor de kizomba, gosta de se mostrar versátil, porque também cultiva o semba e o house. Trabalha com a produtora Filas Produções. Sempre que junta alguma coisa das suas letras e ideias, é para lá que corre para gravar.

Esperava participar no Feskizomba de 2014, mas descuidou-se e quando deu por si já tinha passado o tempo das inscrições. Este ano foi um pouco mais atento, e controlou um anúncio publicado no Jornal de Angola, quando já só faltava um dia para o término das inscrições. Não acreditava que fossem ouvir a sua música, mas o destino o surpreende­u quando recebeu a ligação da organizaçã­o do concurso a informar que era um dos selecionad­os para a grande inal do FESKIZOMBA 2015, com a música “Presente Divino”, que segundo o cantor é uma forma de mostrar o carinho que devemos ter pelas mulheres, este “presente de Deus”.

É o quotidiano que o inspira, não sendo do tipo programáti­co no que toca às composiçõe­s das suas canções, gosta de seguir o io da inspiração. Tem sido fortemente in luenciado pelos músicos nacionais, sendo um fã assumido de Matias Damásio e Ary e sonha um dia trabalhar com o cantorHeav­y C, que também admira o seu trabalho enquanto produtor.

Espera que este ganho venha a facilitar o contacto com estas produtoras e artistas e aliciar empresário­s e mecenas a apoiarem os seus projectos musicais em carteira. E se um dia fosse lançar um cd, não escapará ao título ´Presente Divino, uma forma de fazer perdurar este tema que lhe traz as possibilid­ades de conquistar o estrelato.

´PresenteDi­vino´ é uma kizomba produzida em 2014 no estúdio caseiro do Dj Filas, situado na Mabor, Cazenga. Admiro é do Cazenga mas sempre viveu no Tala Hady.

Vem dos coros religiosos da igreja Metodista. Mas a decisão de fazer carreira musical ganha força em 2011, altura em que procura lançar-se com o afro-house´Afrokina´. Para os seus fãs, pede ajuda para continuar com esta alegria, agora que está a sentir que tudo valeu a pena e que as escolhas e sacri ícios que fez pela música começam a dar os seus frutos.

 ??  ?? Admiro recebeu o prémio Feskizomba 2015 das mãos de Cornélio Caley, Secretário de Estado da Cultura
Admiro recebeu o prémio Feskizomba 2015 das mãos de Cornélio Caley, Secretário de Estado da Cultura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola