Jornal Cultura

TERCEIRA EDIÇÃO DOS 11 CLÁSSICOS

-

O GRECIMA (Gabinete de Revitaliza­ção e Execução da Comunicaçã­o Institucio­nal e Marketing da Administra­ção) dá continuida­de a um dos maiores projectos culturais da Angola pós-independen­te, o programa “Ler Angola”, voltado para o fomento do livro e da leitura de obras de escritores angolanos, através do lançamento da 3ª edição da Colecção 11 Clássicos da Literatura Angolana, no passado dia 21 de Dezembro, na Mediateca de Luanda.

Foram apresentad­os nesta terceira colecção dos 11 clássicos da literatura angolana os livros: “O canto do matrindind­e”, do escritor Ernesto Lara Filho, “Ondula, savana branca”, de Ruy Duarte de carvalho, “Poemas”, de Alexandre Dáskalos, “Undengue”, de Jacinto de Lemos, e “Chuva Novembrina”, de José Luís Mendonça.

Constam ainda da lista “Terra morta”, de Castro Soromenho, “Ritos de passagem”, de Ana Paula Tavares, “O feitiço da rama de abóbora”, de Cikakata Mbalundo, “Subscrito a giz”, de David Mestre, “Nzinga Mbandi”, de Manuel Pedro Pacavira, e “Baixa & Musseques”, de António Cardoso.

Na sessão de lançamento, Divaldo Martins, coordenado­r do programa de Fomento do Livro e da Leitura, demonstrou a sua satisfação e regozijo pelo progresso registado ao longo do tempo, informando que “a demanda levou-nos a aumentar para 10 mil exemplares cada título da segunda colecção, lançada em 2014, e, neste ano, juntamente com os clássicos, procedemos também ao lançamento da primeira colecção de 11 novos autores”.

Como explicou Divaldo Martins, o anúncio da terceira edição ica marcado pelo lançamento e apresentaç­ão da 1ª colecção infantil, designada por «11 Clássicos Infantis», que vêm dar resposta à procura e pedidos do próprio público para que fosse colmatada a ausência de literatura voltada para as crianças.

Nesta colecção infantil estão inseridos os títulos «E na loresta os bichos falaram» (Maria Eugenia Neto), «O país das mil cores» (Octaviano Correia), «Lutchila» (Rosalina Pombal), «Kibala, o rei leão» (Gabriela Antunes), «A árvore dos gingongos» (Maria Celestina Fernandes), «Duas histórias» (Zaida Dáskalos), «As sete vidas de um gato» (Dario de Melo), «A velha sanga» (Cremilda de Lima), «Fábulas de Sanji» (António Jacinto), «O circulo de giz de bombo» (Henriques Guerras) e «A viagem das folhas de caderno» (Maria João Chipalavel­a).

Ambas as colecções somam 220 mil livros, a serem comerciali­zados a 500 kwanzas cada. Vinte mil exemplares são destinados à oferta a instituiçõ­es ligadas aos ministério­s da Educação, Cultura e associaçõe­s de caridade, como forma de fazer chegar o livro aos mais carenciado­s.

A colecção ininterrup­ta dos 11 Clássicos da Literatura Angolana tem como objectivo dar um impulso à produção literária no país e o incentivo à leitura e está na génese da criação do Programa de Fomento do Livro e da Leitura, no âmbito do “Ler Angola”, programa do Executivo para a promoção do património identitári­o da cultura nacional.

O acto teve lugar na presença de estudantes e amantes da literatura.

 ??  ??
 ??  ?? Clássicos da literatura angolana
Clássicos da literatura angolana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola